Mundo

EUA estão despreparados para corte no fornecimento de petróleo

Estudo alerta governo americano para possível interrupção no abastecimento por parte da Venezuela

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O presidente do comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, Richard Lugar, alertou o governo Bush para que adote "planos de contingência" para uma potencial interrupção no fornecimento de petróleo por parte da Venezuela.

Segundo o jornal britânico Financial Times, foi enviada uma carta à secretária de Estado, Condoleezza Rice, na última sexta-feira, na qual Lugar ressalta que os Estados Unidos precisam "abandonar" a confiança em uma "abordagem passiva" da diplomacia relativa à questão energética.

O alerta de Lugar decorre da divulgação, realizada no último mês, de uma investigação feita pelo Departamento de Responsabilidade do Governo que conclui que os Estados Unidos estão mal preparados para um embargo de petróleo por parte da Venezuela, o quinto maior exportador do mundo. O presidente Hugo Chávez já advertiu várias vezes que poderá cortar os suprimentos de petróleo para os Estados Unidos "caso Washington persista nas tentativas de tirá-lo do governo venezuelano".

O estudo estima que um boicote venezuelano do petróleo elevaria os preços do produto em 11 dólares por barril dentro de seis meses e implicaria em uma redução de 23 bilhões de dólares na produção econômica dos Estados Unidos.

O embaixador da Venezuela nos Estados Unidos, Bernardo Alvarez, classificou como absurda a premissa contida no estudo de que Chávez poderia propositadamente cortar o fornecimento de petróleo, destacando que uma atitude destas teria impacto econômico em seu próprio país. A Venezuela exporta dois terços do seu petróleo para os Estados Unidos, o que equivale a cerca de 1,5 milhão  de barris por dia. Isso corresponde a cerca de 80% das receitas de exportação e metade das receitas fiscais do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Mais na Exame