Mundo

EUA devem crescer de forma moderada, diz Bernanke

Para mercado, presidente do Fed sinaliza uma possível pausa na alta dos juros

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, não esconde sua preocupação com as recentes altas de preços no país e, segundo o jornal espanhol El País, afirma que ainda há riscos de inflação no curto prazo. Bernanke diz que a economia americana está passando por um "período de transição", devendo apresentar nos próximos meses um crescimento menos robusto, mas que permitirá conter as pressões inflacionárias no longo prazo.

Essas palavras foram interpretadas pelo mercado como uma possível pausa na alta dos juros, que poderia começar em setembro. A notícia animou o mercado, numa semana de grande nervosismo em função do conflito  no Oriente Médio, da crise dos mísseis na Coréia do Norte e do polêmico programa nuclear iraniano, que estão provocando alta no preço do petróleo.

Em junho, os preços nos Estados Unidos subiram 0,2%, dentro das expectativas do mercado. A taxa de inflação anualizada está em 4,3%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a previsão do Fed é de crescimento entre 3,25% e 3,5% este ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Mais na Exame