Mundo

EUA alertam para possíveis ataques na Europa

Os Estados Unidos alertaram seus cidadãos a respeito de possíveis ataques de terroristas durante o verão local na Europa


	Casa Branca, em Washington, DC, Estados Unidos: preocupação com a segurança no continente aumentou desde os ataques de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos
 (Nicholas Kamm/AFP)

Casa Branca, em Washington, DC, Estados Unidos: preocupação com a segurança no continente aumentou desde os ataques de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos (Nicholas Kamm/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2016 às 16h55.

Washington - Os Estados Unidos alertaram seus cidadãos nesta terça-feira a respeito de possíveis ataques de terroristas durante o verão local na Europa, dizendo que os alvos podem incluir o Campeonato Europeu de futebol na França, embora uma autoridade norte-americana tenha dito não existirem informações sobre nenhuma ameaça específica.

A preocupação com a segurança no continente aumentou desde os ataques de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos, e na Bélgica no dia 22 de março, quando dois homens-bomba se detonaram no aeroporto de Bruxelas e um terceiro no metrô, matando 32 pessoas.

"Estamos alertando os cidadãos norte-americanos para o risco em potencial de ataques terroristas em toda a Europa, visando grandes eventos, pontos turísticos, restaurantes, centros comerciais e o sistema de transporte", afirmou o Departamento de Estado dos EUA em um alerta de viagem que vale até 31 de agosto.

O Departamento emite tais avisos rotineiramente para países individuais e, às vezes, para um continente inteiro ou o mundo como um todo, mesmo quando não possui informações de ameaças específicas contra alvos em particular.

O último alerta para a Europa foi emitido em 22 de março, na esteira dos ataques em Bruxelas.

Um funcionário norte-americano que falou sob condição de anonimato disse que o Departamento de Estado não tem nenhuma informação de riscos específicos que tenha ensejado o alerta de viagem mais recente para a Europa.

"O grande número de turistas visitando a Europa nos meses de verão irá representar alvos maiores para terroristas que estejam planejando ataques em locais públicos, especialmente em grandes eventos", disse o Departamento de Estado no alerta de viagem desta terça-feira.

O aviso lembrou que a França irá sediar a Eurocopa 2016 entre 10 de junho e 10 de julho e observou que o país prorrogou seu estado de emergência, adotado após os atentados do final do ano passado, até 26 de julho para incluir também a Volta da França, competição de ciclismo que acontece entre 2 e 24 de julho.

"Os estádios da Eurocopa, locais de entretenimento que irão transmitir os torneios na França e em toda a Europa representam alvos em potencial para terroristas, assim como outros eventos esportivos de larga escala e locais de reunião pública por toda a Europa", afirmou o Departamento de Estados.

O organismo também disse que o Dia Mundial da Juventude da Igreja Católica deve atrair até 2,5 milhões de pessoas a Cracóvia, na Polônia, entre 26 e 31 de julho e que a infraestrutura local pode ficar sobrecarregada com o número de visitantes.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

China encerra programa internacional de adoção de crianças; EUA busca esclarecimento

Trump diz que nomeará Musk para liderar auditoria de gastos do governo se for eleito presidente

Nicarágua liberta 135 presos políticos e os envia para a Guatemala após mediação dos EUA

Hunter Biden, filho do presidente dos EUA, propõe declarar-se culpado em caso de fraude fiscal

Mais na Exame