Exame Logo

Estúdios Disney anunciam demissões

Cortes representam 20% do quadro total de funcionários

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Os estúdios Disney anunciaram nesta quarta-feira(19/7)o corte de 650 funcionários como parte de um programa de reestruturação queeraaguardado pelo mercado. A empresa surpreendeu, porém, ao anunciar uma mudança importante no comando do setor de produção. O diretor de marketing, Oren Aviv, assume o posto de Nina Jacobson, que deixaa empresaapós oito anos. Aviv foi recentemente promovido ao cargo de diretor criativo dos estúdios e está sendo visto como um executivo de poder em ascensão na divisão de cinema da empresa.

Apesar do sucesso recente de filmes como As Crônicas Nárnia, os lucros da Disney refletem as dificuldades pelas quais os estúdios têm passado recentemente. Segundo reportagem de The Wall Street Journal, os maus resultados são atribuídos, em parte, a fracassos comerciais de fitas como Os Irmãos Grimm. Os estúdios apresentaram margens de lucro mais apertadas nos balanços dos dois últimos trimestres e grandes perdas no último trimestre do ano fiscal de 2005. De acordo com informações do diário The New York Times, no ano passado a Disney caiu para oquintolugar no mercado de bilheterias domésticas, angariando962 milhõesde dólares. Em 2003, a Disney ocupava oprimeirolugar, com 1,5 bilhãodeingressos no mercado doméstico.

Veja também

Os cortes anunciados hoje representam 20% do quadro total de funcionários dos estúdios e serão distribuídos entre os empregados nos Estados Unidos e nas demais países onde há unidades da companhia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame