Mundo

Enfermeiros são mais respeitados do que políticos nos EUA

Os jornalistas também não estão bem conceituados: apenas um em cada cinco americanos confiam no que diz respeito a sua honestidade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2013 às 15h10.

Washington - Os americanos consideram que os enfermeiros exercem uma profissão com alto grau de ética, diferentemente dos políticos e jornalistas, segundo uma pesquisa Gallup divulgada nesta segunda-feira, que também aponta uma perda de confiança no clero.

Mais de 8 em cada dez americanos (82%) avaliam como alto ou muito alto o grau de honestidade e ética mostrado pelos que se dedicam à enfermaria, seguido pelos farmacêuticos, professores, médicos e militares.

Pelo contrário, apenas 6% têm uma imagem positiva dos que se dedicam a fazer lobby, exercendo pressão sobre o poder para conseguir a aprovação de leis, enquanto os legisladores têm 8% de apoio, menos que os vendedores de veículos, que tradicionalmente têm uma reputação ruim (9%).

Os jornalistas também não estão bem conceituados: apenas um em cada cinco americanos confiam no que diz respeito a sua honestidade.

A Gallup destacou que, pela primeira vez desde 1977 - data em que esta pesquisa anual começou a ser publicada -, o clero caiu abaixo da barreira de 50%, neste caso a 47%.

Nesse sentido, a instituição está sendo afetada pelos escândalos de sacerdotes pedófilos que começaram a surgir na década de 2000.

Para a realização da pesquisa foram consultados 1.031 adultos entre os dias 5 e 8 de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Eleições na Venezuela: procurador-geral acusa oposição de hackear sistema eleitoral

Sanções impostas à Venezuela pelos EUA podem aumentar crise migratória

Ex-presidente da Argentina cobra posicionamento de Lula sobre eleições na Venezuela

Eleições na Venezuela: CNE declara Maduro vencedor e Caracas tem protestos nas ruas

Mais na Exame