Exame Logo

Encomendas da Airbus caem 58% no primeiro semestre

Companhia européia ainda lidera em número de entregas, mas perde espaço para a Boeing

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A fabricante européia de aviões Airbus fechou o primeiro semestre com 117 aeronaves encomendadas. Os pedidos recuaram 58% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o americano The Wall Street Journal. De janeiro a junho de 2005, a companhia havia recebido 276 encomendas.

O volume de pedidos equivale a um quarto do total anunciado pela sua principal concorrente, a americana Boeing. Apesar disso, a européia entregou mais aparelhos no semestre - 219, contra 195 da Boeing. O desempenho da Airbus também cresceu na comparação com 2005, quando encerrou o primeiro semestre com 189 entregas.

Veja também

Segundo The Wall Street Journal, a queda de encomendas divulgada nesta terça-feira (11/7) mostra que a companhia européia pode perder a liderança das entregas nos próximos meses. Entre outros problemas, a Airbus enfrenta atrasos na produção de seu superjumbo A380, e as fracas vendas de seu modelo A350 forçaram a empresa a uma dispendiosa revisão do projeto desse jato de médio porte.

Nos últimos cinco anos, a Airbus liderou o mercado de aviação, recebendo mais encomendas que a empresa americana. Mas os sucessivos aumentos do barril do petróleo, que encarecem o combustível das aeronaves, tornou os aparelhos da companhia européia menos atrativos que os da Boeing, cujo projeto permite menor consumo de querosene de aviação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame