Mundo

Em reunião com chanceler argentina, Borrell reitera compromisso de concluir UE-Mercosul

Em sua conta na rede social "X", o diplomata afirmou que foram abordadas a agenda bilateral, as reformas econômicas e as oportunidades de investimento e comércio

Mercosul-UE: Mondino reiterou que a assinatura do acordo é uma prioridade para o governo (Jaap Arriens/Getty Images)

Mercosul-UE: Mondino reiterou que a assinatura do acordo é uma prioridade para o governo (Jaap Arriens/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 6 de maio de 2024 às 18h01.

Tudo sobreUnião Europeia
Saiba mais

O Alto Representante da União Europeia, Josep Borrell, se reuniu nesta segunda-feira, 6, com a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, país que chamou de um "importante parceiro" do bloco.

Em sua conta na rede social "X", o diplomata afirmou que foram abordadas a agenda bilateral, as reformas econômicas e as oportunidades de investimento e comércio. "Reiteramos o nosso compromisso de concluir o acordo UE-Mercosul e de apoiar firmemente a Ucrânia", disse o espanhol.

Prioridade para o governo

Segundo comunicado da chancelaria argentina, Mondino reiterou que a assinatura do acordo Mercosul-UE é uma prioridade para o governo e espera que a UE também esteja comprometida com uma rápida conclusão das negociações.

"Após a sua viagem à China e França, a ministra das Relações Exteriores Diana Mondino chegou a Bruxelas, e manteve diversas audiências de trabalho com autoridades da UE com o objetivo de expressar o firme compromisso da Argentina em aprofundar a sua relação com a UE e os seus países membros", disse a publicação.

A chanceler se reuniu ainda com o secretário-geral adjunto para Assuntos Políticos e Política de Segurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Boris Ruge, a quem reafirmou o interesse da Argentina em se tornar Parceiro Global da Organização. "Com o objetivo de estabelecer uma relação mutuamente benéfica no quadro de um sistema internacional estável onde a paz e a segurança não sejam ameaçadas", afirma o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:MercosulUnião EuropeiaUcrânia

Mais de Mundo

Muro 'anti-Haiti' vira bandeira eleitoral na República Dominicana

Grécia vai construir a maior 'cidade inteligente' da Europa, com casas de luxo e IA no controle

Seis mortos na Nova Caledônia, onde Exército tenta retomar controle do território

Guerra nas estrelas? EUA ampliam investimentos para conter ameaças em órbita

Mais na Exame