Mundo

Diretor da OMS pede para que países se movimentem por acordo global de preparo para pandemias

Novo acordo pandêmico proposto pela organização e as alterações ao Regulamento Sanitário Internacional fornecerão as bases jurídicas vitais para os próximos desafios, disse Tedros Adhanom

Tedros Adhanom: diretor-geral da Organização Mundial da Saúde ( FABRICE COFFRINI/AFP/Getty Images)

Tedros Adhanom: diretor-geral da Organização Mundial da Saúde ( FABRICE COFFRINI/AFP/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de outubro de 2023 às 17h50.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou nesta segunda-feira, 16, que, ao redor do mundo persistem as mesmas vulnerabilidades de saúde e preparo para pandemias expostas pela covid-19.

Em evento da organização na Ásia, Tedros exortou todos os Estados membros da OMS a trabalharem com sentido de urgência e especial enfoque na resolução das questões mais difíceis e controversas envolvendo o preparo para novas pandemia.

Segundo o diretor, o novo acordo pandêmico proposto pela OMS e as alterações ao Regulamento Sanitário Internacional fornecerão as bases jurídicas vitais para esta arquitetura. No entanto, "preocupa-me que as negociações estejam avançando demasiado lentamente e que o acordo possa não ser fechado a tempo da Assembleia Mundial da Saúde do próximo ano", afirmou.

"Durante a pandemia, todos os países criaram novas capacidades para prevenir e controlar epidemias e pandemias. Exorto todos os estados membros a sustentarem esses ganhos e a não voltarem ao ciclo de pânico e negligência", apontou Tedros.

"Esta é uma oportunidade única que não devemos perder para implementar um acordo abrangente que aborde todas as lições aprendidas durante a pandemia, com especial ênfase na equidade", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:PandemiaOMS (Organização Mundial da Saúde)Doenças

Mais de Mundo

Alvo de mandado de prisão do TPI, Putin anuncia viagem à Mongólia, país que integra o Tribunal

UE nega 'legitimidade democrática' da reeleição de Maduro na Venezuela

Reino Unido planeja aumentar consideravelmente as repatriações de imigrantes

MP da Venezuela ameaça prender opositor González se ele não acatar 3ª convocação para depor

Mais na Exame