Mundo

Desemprego é recorde na Alemanha

Mais de 5 milhões de alemães não trabalham, levando taxa de desemprego para 12,1%, 1,3 ponto percentual superior à de dezembro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O desemprego na Alemanha atingiu o maior nível desde a Segunda Guerra Mundial. Em janeiro, 573 mil novos casos de trabalhadores sem emprego elevaram o contingente total para 5,037 milhões. Com isso, a taxa de desemprego saltou de 10,8% em dezembro para 12,1%.

O ministro alemão de Economia e Trabalho, Wolfgang Clement, já havia advertido que as estatísticas seriam inchadas em janeiro. Um novo sistema em vigor desde o primeiro dia do ano obriga beneficiários de programas sociais em idade ativa a se registrarem como desempregados. As mudanças visam aumentar a pressão psicológica para que os pensionistas busquem ocupação, explica reportagem desta quarta-feira (2/2) do americano The Wall Street Journal.

O recorde anterior havia sido em janeiro de 1998, quando 4,824 milhões de alemães estavam sem emprego. Em termos proporcionais, a taxa verificada há sete anos, de 12,6%, ainda é a maior dos últimos 60 anos.

Para o primeiro-ministro Gerhard Schroeder, os números divulgados hoje representam um sério desafio político, inviabilizando sua promessa de baixar o número de desempregados para 3,5 milhões. No Brasil, apesar de melhoras, o mercado de trabalho ainda não permite o cumprimento da promessa eleitoral do governo petista, de geração de 10 milhões de empregos em quatro anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame