Exame Logo

DaimlerChrysler encontra indícios de suborno na empresa

Montadora está sendo investigada por autoridades dos Estados Unidos como suspeita de usar pagamentos em troca de facilidades

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A fabricante de veículos DaimlerChrysler AG afirmou ter descoberto "pagamentos impróprios" feitos pela empresa na África, na Ásia e na Europa Ocidental, o que levou à demissão e suspensão de "vários funcionários". O anúncio foi feito ao mesmo tempo em que o Departamento de Justiça e a Securities and Exchange Comission (SEC) americanos investigam uma suposta violação das leis anti-suborno pela companhia.

Em uma declaração à SEC, a empresa afirmou: "Entendemos que pagamentos impróprios foram feitos em algumas jurisdições, especialmente na África, na Ásia e na Europa. Esses pagamentos levantam questionamentos sob as leis dos Estados Unidos, da Alemanha e de outras jurisdições".

Veja também

De acordo com o americano The Wall Street Journal, o suborno é considerado ilegal na União Européia (UE), mas em alguns países, como a Alemanha, a prática era permitida antes de 1997, quando foi assinada a Convenção Anti-Suborno da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nos Estados Unidos, o suborno passou a ser considerado crime por um ato do Congresso em 1977. Nos últimos anos, os americanos vêm pressionando para que outros governos adotem leis similares.

Para rebater as acusações, a DaimlerChrysler tentou mostrar que combate o suborno na declaração feita à SEC. "Nós iniciamos melhorias em nossos processos de negócios, assim como em atividades de controle, adequação e treinamento para promover uma cultura definida por transparência e honestidade", afirmou. As investigações sobre a prática na montadora partiram de um processo contra a demissão injustificada de um contador da companhia, iniciado em 2004.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame