Mundo

Coreia do Norte dispara míssil balístico que sobrevoa o Japão

É a quinta rodada de testes de armas do país nos últimos 10 dias, no que foi visto como uma aparente resposta aos exercícios militares entre a Coreia do Sul e os EUA

Homem acompanha lançamento de míssel na TV: Coreia do Norte dispara míssil balístico que sobrevoa o Japão (Jung Yeon-je/AFP)

Homem acompanha lançamento de míssel na TV: Coreia do Norte dispara míssil balístico que sobrevoa o Japão (Jung Yeon-je/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de outubro de 2022 às 06h46.

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira, 3, local um míssil balístico sobre o Japão, disseram seus vizinhos, aumentando os testes de armas projetadas para atingir alvos-chave em aliados regionais dos Estados Unidos em meio à diplomacia nuclear paralisada.

O gabinete do primeiro-ministro japonês disse que pelo menos um míssil disparado da Coreia do Norte sobrevoou o Japão e acredita-se que tenha caído no Oceano Pacífico.

 Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Ele disse que as autoridades emitiram um alerta aos moradores das regiões do nordeste para evacuar os prédios próximos no que teria sido o primeiro alerta desse tipo em cinco anos. Os trens foram temporariamente suspensos nas regiões japonesas de Hokkaido e Aomori antes de suas operações serem retomadas mais tarde, após um aviso do governo de que o míssil norte-coreano parecia ter caído no Pacífico.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que também detectou o lançamento de um míssil balístico que foi disparado em direção às águas orientais do Norte. Não deu mais detalhes, como a distância que a arma voou.

O lançamento é a quinta rodada de testes de armas da Coreia do Norte nos últimos 10 dias, no que foi visto como uma aparente resposta aos exercícios militares entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos. A Coreia do Norte vê esses exercícios como um ensaio de invasão.

Os mísseis disparados durante as últimas quatro rodadas de lançamentos foram de curto alcance e caíram nas águas entre a Península Coreana e o Japão. Esses mísseis são capazes de atingir alvos na Coreia do Sul.

LEIA TAMBÉM: Coreia do Norte defende anexação de territórios ucranianos pela Rússia

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteJapãoMísseis

Mais de Mundo

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Boric exige eleições 'transparentes' e 'competitivas' na Venezuela

Dados sobre cachorros de Milei são protegidos por limites de acesso à informação na Argentina

Mais na Exame