Exame Logo

Consumo de energia no País cresce 4% em novembro

Maior alta em novembro foi registrada pela classe industrial, com aumento de 6,2% na comparação com novembro de 2009

Consumo de energia: Classes comercial e residencial apresentaram crescimentos menores, por conta das temperaturas mais amenas no País
DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2010 às 13h49.

São Paulo - O consumo nacional de energia elétrica atingiu a marca de 35,3 mil gigawatts-hora (GWh) em novembro, alta de 4% com relação ao mesmo período do ano anterior. A informação consta da Resenha Mensal de Energia Elétrica, divulgada hoje pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o consumo de energia cresceu 8,1%.

Segundo a EPE, a maior alta em novembro foi registrada pela classe industrial, com aumento de 6,2% na comparação com novembro de 2009. Os técnicos da EPE, porém, dizem que a taxa sofreu influência da baixa base de comparação no ano passado, o último mês com taxa negativa de crescimento do consumo industrial.

Veja também

Já as classes comercial e residencial apresentaram crescimentos menores, por conta das temperaturas mais amenas no País, em comparação com o quente mês de novembro de 2009. O segmento residencial registrou alta de 3,9% no mês passado. No Rio de Janeiro, que sofreu muito com o calor no ano passado, o consumo de energia pelas residências caiu 7,2%.

No caso do segmento comercial, o consumo de energia cresceu apenas 1%, em média, no País. Também nesse caso, houve forte queda no Rio de Janeiro, de 6,8%. A resenha da EPE destaca o crescimento do consumo residencial da região Nordeste, que apresenta alta acumulada de 12,3% entre janeiro e novembro. Segundo o documento, uma das razões é a migração de consumidores contemplados pelo programa Luz para Todos para faixas mais altas de consumo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConsumoDados de Brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame