Mundo

ONU vai fazer reunião de emergência sobre testes nucleares

A reunião está marcada para às 15h (16h em Brasília) e está previsto que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, faça uma declaração aos jornalistas


	Testes nucleares da Coreia: na terça-feira passada, o Conselho de Segurança fez outra reunião a portas fechadas
 (REUTERS/Kim Hong-Ji)

Testes nucleares da Coreia: na terça-feira passada, o Conselho de Segurança fez outra reunião a portas fechadas (REUTERS/Kim Hong-Ji)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 11h37.

Nova York - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá hoje a portas fechadas, pela segunda vez nesta semana, para analisar o novo teste nuclear da Coreia do Norte.

A reunião está marcada para às 15h (horário local, 16h em Brasília) e está previsto também que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, faça uma declaração aos jornalistas.

Na terça-feira passada, o Conselho de Segurança fez outra reunião a portas fechadas por causa de um teste com mísseis realizado pela Coreia do Norte.

Após esse encontro, o principal órgão de decisões da ONU publicou uma declaração na qual "condenou firmemente" esse teste e pediu ao governo em Pyongyang para cessar as "violações" das resoluções.

Unido a isso, Ban, por meio de um porta-voz, afirmou que os lançamentos de mísseis balísticos ao Mar do Japão são "claras violações" das resoluções do Conselho.

"Reiteramos o pedido de toda a comunidade internacional à República Popular Democrática de Coreia para cessar as provocações e voltar ao caminho da desnuclearização", afirmou Ban.

A nova reunião do Conselho de Segurança acontece horas após a Coreia do Norte confirmar ter realizado seu 5º teste nuclear, coincidindo com os 68 anos da fundação do país, conforme informou a TV pública.

A detonação aconteceu "com sucesso" na base de Punggye-ri, no nordeste do país, o mesmo lugar onde a Coreia do Norte já detonou explosivos nucleares em 2006, 2009, 2013 e em janeiro deste ano. 

Texto atualizado às 11h35

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteONUTestes nucleares

Mais de Mundo

Eleição na Venezuela: Urnas fecham com atraso e oposição pede que eleitores acompanhem contagem

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Mais na Exame