Exame Logo

Conselho da GM autoriza negociações com Nissan e Renault

Parceria com montadores foi aconselhada por Kirk Kerkorian, principal acionista da empresa americana

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Em uma radical mudança de estratégia para salvar a General Motors (GM), seu conselho de administração aprovou, nesta sexta-feira (7/7), o início de negociações "em caráter exploratório" para uma eventual parceria com a Nissan e a Renault, ambas presididas pelo executivo brasileiro Carlos Ghosn. A união com essas montadoras foi recomendada aos conselheiros da GM há cerca de uma semana por Kirk Kerkorian, principal acionista da companhia americana.

A autorização para estudar a proposta da Nissan e da Renault é mais um ingrediente para alimentar o embate entre Kerkorian e Rick Wagoner, presidente executivo e do conselho de administração da GM. De acordo com o americano The Wall Street Journal, Kerkorian acredita que o plano de recuperação implementado por Wagoner não é radical o bastante para garantir a sobrevivência da empresa, que vem sofrendo sucessivos prejuízos na América do Norte, por conta da perda de mercado e de pesados encargos previdenciários e trabalhistas.

Veja também

Na segunda-feira (3/7), os conselhos da Nissan e da Renault aprovaram o início das conversas com a GM. Para Ghosn, principal executivo das duas companhias, uma eventual parceria com a GM seria positiva, pois permitiria racionalizar a produção e cortar custos, por meio da colaboração em engenharia e compartilhamento de plataformas, entre outros. Após o conselho da GM aprovar a proposta, a Renault divulgou uma breve nota em que afirma que, com a decisão dos americanos, "estão reunidas as condições para iniciar o processo de discussão".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame