(Eduardo Frazão/Exame)
Lucas Agrela
Publicado em 4 de outubro de 2021 às 13h44.
Última atualização em 4 de outubro de 2021 às 13h50.
Gavin Newsom, governador da Califórnia, anunciou hoje que todas as crianças precisarão ser vacinadas contra a covid-19 para retornarem às aulas presenciais.
O governo do estado americano adicionou a doença à lista de imunização exigida para escolas. Com isso, a Califórnia é o primeiro estado americano a incluir essa exigência de vacinação contra a covid-19.
“Queremos acabar com a pandemia, estamos todos cansados dela”, disse Newsom em uma entrevista coletiva, que foi compartilhada no Twitter.
A vacina da Pfizer está em análise para ser usada em crianças com idades entre 5 11 anos. A exigência da Califõrnia, que envolve o ensino básico, só será aplicado quando houver aprovação da vacinação desse grupo da população pela FDA, a agência análoga à brasileira Anvisa.
Um dos riscos associados à disseminação da covid-19 entre crianças, que têm menor taxa de mortalidade com a infecção pelo novo coronavírus, é o surgimento de novas variantes que podem ser resistentes às vacinas atuais. Nos Estados Unidos, mais de 700 mil pessoas morreram por causa da covid-19.