Mundo

Bush promete segundo mandato mais amplo

Fugindo da imagem de líder limitado às iniciativas de guerra, presidente promete mais cortes de impostos e mudanças na seguridade social no segundo mandato

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O presidente George W. Bush foi oficializado quinta-feira (2/9) pelo Partido Republicano como candidato à reeleição. Em seu discurso de aceitação tradicional nas convenções partidárias americanas , Bush disse que vai adotar uma agenda administrativa ambiciosa, caso seja eleito para um segundo mandato. Essa agenda, similar à que foi exposta por Bush na convenção republicana de 2000, inclui uma grande revisão do código tributário e mudanças amplas na seguridade social.

O candidato também esmerou-se na defesa da guerra no Iraque, conforme noticia The Wall Street Journal. "Vi em Saddam Hussein uma ameaça. Sabemos que o 11 de setembro requer que nosso país pense diferente: nós devemos e vamos confrontar ameaças aos Estados Unidos antes que seja tarde demais."

O discurso belicoso, contudo, foi acompanhado de promessas voltadas à política doméstica: melhores cursos profissionalizantes, acesso ampliado para tratamentos de saúde e a introdução de contas privadas no sistema de seguridade social. "Vamos transformar esses sistemas de modo que todos os cidadãos sejam equipados, preparados e assim verdadeiramente livres para fazer suas próprias escolhas e perseguir seus próprios sonhos".

Bush qualificou seu oponente democrata, o senador John Kerry, como prisioneiro de idéias fracassadas. "Suas políticas de impostos e gastos públicos, de expandir o Estado em vez de ampliar oportunidades, são políticas do passado."

Os estrategistas da campanha republicana avaliaram que os democratas erraram em dar tanto espaço em sua convenção para firmar a imagem de Kerry como herói de guerra, em vez de detalhar um plano de governo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame