Mundo

Banco Mundial eleva previsão de crescimento da China

Economistas ainda esperam mais medidas para conter a forte expansão da economia chinesa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O Banco Mundial (Bird) elevou, nesta terça-feira (15/8), sua estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da China para 2006. A instituição aposta, agora, em um crescimento de 10,4% da economia, ante a estimativa anterior, de 9,5%. Esta é a terceira vez, neste ano, que o Bird revê suas projeções para o país.

A desaceleração da produção industrial da China, registrada em julho, poderia significar que as medidas do governo para conter a rápida expansão da economia estavam funcionando. Mas os economistas esperam mais medidas para reduzir o ritmo no segundo semestre.

Entre outras previsões do Bird para a China está a de que as exportações cresçam 20,8% neste ano, ante um incremento de 18,4% nas importações. O índice de preços ao consumidor - um parâmetro central para a política econômica do governo - deve fechar o ano em 1,9%, contra 1,8% em 2005. Também no ano passado, as exportações subiram 28,4% e as importações, 17,6%. No primeiro semestre de 2006, o PIB chinês avançou 10,9% - o melhor resultado em mais de dez anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Governo da França considera muito provável que alguns casos de mpox apareçam no país

Universidades de Bangladesh reabrem pela primeira vez após protestos estudantis

Netanyahu afirma que "não está cedendo" ao Hamas em negociação sobre cessar-fogo

Trump espalha desinformação sobre Kamala Harris usando tema de mudança climática

Mais na Exame