Mundo

Banco Mundial eleva previsão de crescimento da China

Economistas ainda esperam mais medidas para conter a forte expansão da economia chinesa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O Banco Mundial (Bird) elevou, nesta terça-feira (15/8), sua estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da China para 2006. A instituição aposta, agora, em um crescimento de 10,4% da economia, ante a estimativa anterior, de 9,5%. Esta é a terceira vez, neste ano, que o Bird revê suas projeções para o país.

A desaceleração da produção industrial da China, registrada em julho, poderia significar que as medidas do governo para conter a rápida expansão da economia estavam funcionando. Mas os economistas esperam mais medidas para reduzir o ritmo no segundo semestre.

Entre outras previsões do Bird para a China está a de que as exportações cresçam 20,8% neste ano, ante um incremento de 18,4% nas importações. O índice de preços ao consumidor - um parâmetro central para a política econômica do governo - deve fechar o ano em 1,9%, contra 1,8% em 2005. Também no ano passado, as exportações subiram 28,4% e as importações, 17,6%. No primeiro semestre de 2006, o PIB chinês avançou 10,9% - o melhor resultado em mais de dez anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Conselho de Paz de Gaza: vaga permanente custa US$ 1 bi, dizem agências

Irã avalia restabelecer acesso à internet 'de forma progressiva'

Países europeus 'permanecerão unidos' após ameaça de Trump sobre Groenlândia

Trump compra US$ 1 milhão em títulos da Netflix e Warner após acordo