Mundo

Banco Mundial eleva previsão de crescimento da China

Expansão de 10,2% no primeiro trimestre leva instituição a rever seus números e alertar governo chinês sobre a política cambial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O Banco Mundial elevou de 9,2% para 9,5% a previsão de crescimento da China neste ano, após o país apresentar uma expansão de 10,2% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2005. A revisão promovida pela instituição acompanhou a análise de diversos bancos internacionais, que também aumentaram suas previsões para o país.

O Banco Mundial alertou o governo de Pequim, no entanto, de que são necessárias mais medidas para controlar o aumento dos investimentos e do crédito, bem como melhorar a estrutura da economia chinesa. A proposta da instituição é que a China permita uma maior valorização de sua moeda, o renminbi. A medida permitiria conter a grande liquidez do sistema financeiro, inflada pela entrada de capitais internacionais.

No primeiro trimestre, por exemplo, entraram no país 56 bilhões de dólares, sobretudo devido ao grande superávit comercial, aos investimentos estrangeiros diretos, e ao retorno do capital especulativo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

França faz hoje eleição para a Presidência da Assembleia Nacional

Autor do atentado contra Donald Trump postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online

Mais na Exame