Mundo

Banco Central Europeu aumenta juros para 2,75%

Alta é resposta ao aumento da inflação em abril

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O Banco Central Europeu elevou sua principal taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 2,75%, nesta quinta-feira (8/6), depois de promover elevações na taxa em março e dezembro passados. A alta já era esperada pelo mercado.

Em maio, a inflação ao consumidor no bloco chegou a 2,5%, nível superior a meta de 2% estabelecida pela instituição. A inflação ao produtor também cresceu no mês, chegando a 5,4%. Esses fatores fizeram com que alguns analistas, segundo o jornal britânico Financial Times, apostassem que o Banco Central elevaria os juros em 0,5 ponto percentual.

Entretanto, o maior temor na Europa é de que a recuperação econômica da eurozona esteja dependente demais do desempenho das exportações, e de que o frágil crescimento doméstico possa ser afetado se a política monetária for reforçada. Além disso, uma alta de 0,50 ponto percentual poderia valorizar ainda mais o euro, cuja cotação já subiu de 1,192 dólar no início de março para 1,297 dólar nesta semana, e agravar a volatilidade nos mercados mundiais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Reino Unido relança sua relação com a Europa em reunião de alto nível

Obama acredita que Biden deveria reconsiderar futuro de sua candidatura, diz jornal

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Mais na Exame