Ataque dos Estados Unidos mata ao menos 30 agricultores no Afeganistão
O ataque americano com drones queria atingir um esconderijo do Estado Islâmico no Afeganistão
Reuters
Publicado em 19 de setembro de 2019 às 14h56.
Um ataque com drone dos Estados Unidos com o objetivo de atingir um esconderijo do Estado Islâmico no Afeganistão matou pelo menos 30 civis que estavam descansando após um dia de trabalho no campo, disseram autoridades nesta quinta-feira.
O ataque na noite de quarta-feira também feriu 40 pessoas depois de atingir acidentalmente agricultores e trabalhadores que acabavam de colher pinhões em Wazir Tangi, na província de Nangarhar, no leste do país, disseram três autoridades afegãs à Reuters.
"Os trabalhadores acenderam uma fogueira e estavam sentados juntos quando um drone os atingiu", disse o ancião tribal Malik Rahat Gul à Reuters por telefone de Wazir Tangi.
O Ministério da Defesa do Afeganistão e um alto funcionário dos EUA em Cabul confirmaram o ataque com drone, mas não divulgaram detalhes das vítimas.
"As forças norte-americanas realizaram um ataque com drone contra terroristas do Daesh em Nangarhar", disse o coronel Sonny Leggett, porta-voz das Forças Armadas norte-americanas no Afeganistão, usando sigla do Estado Islâmico
"Estamos cientes das alegações de mortes de não combatentes e estamos trabalhando com autoridades locais para determinar os fatos".