Nubank para empresas: roxinho supera 3 milhões de contas PJ e lança novas funções
De 72 milhões de contas PF, ao menos 10 milhões são de empreendedores que ainda não são clientes PJ
Repórter Exame IN
Publicado em 26 de junho de 2023 às 14h11.
Para crescer o número de contas para empresários, as chamadas contas PJ (pessoa jurídica), o N ubank vai pescar no seu aquário.Com 75 milhões de contas totais no Brasil, o roxinho lançou em 2019 a modalidade PJ para conta corrente e soma hoje mais de 3 milhões de clientes.Nos 72 milhões de clientes restantes, no entanto, ainda há ao menos 10 milhões de clientes que são empresários e podem ter esse tipo de relacionamento com o banco, observaLivia Chanes, líder das operações do Nubank no Brasil.
"Quando os clienetes abrem a conta PJ conosco, nossa relação com eles melhora", explica Chanes, observando que há uma demanda desse tipo de cliente por ter a conta da sua empresa no mesmo banco em que tem conta corrente pessoa física. "Então primeiro queremos resolver o problema de quem está dentro de casa", explica.
Há boas razões para isso: além do universo de potenciais 10 novos milhões de clientes, o custo de aquisição para o Nubank fica muito menor do que ter que investir em marketing para conseguir clientes que não estão no seu ecossistema. "Também por já serem meus clientes é que consigo passar benefício de preço", argumenta. Além disso, um cliente que tem conta PJ transaciona valores entre duas e cinco vezes maiores, de acordo com a executiva.
Crescimento acelerado e novas funcionalidades
Nos últimos 12 meses, a conta PJ do Nubank viu sua adesão entre os clientes acelerar em 60%:o número de contas aumentou em 1 milhão, chegando aos 3 milhões atuais. "Não colocamos metas, mas nós nunca queremos crescer menos", afirma Chanes sobre o objetivo para 2023. Ou seja, a expectativa é de que o Nubank supere as 4 milhões de contas em um ano.
A conta PJ do Nubank foi criada em 2019, apenas para microempreendedor individual, o MEI. Os últimos anos, porém, foram de evolução do modelo. Hoje, as contas já podem atender a empresas de múltiplos administradores - que precisam já ser clientes Nubank. Mas, dos seus três milhões de usuários PJ atuais, 76% são MEI e o restante é composto por outros tipos de negócios, como micro e pequenas empresas.
Aberta digitalmente, a conta oferece cartão de crédito e débito sem tarifas e anuidades e também não cobra tarifas para os pagamentos recebidos via PIX. Hoje 91% dos clientes PJ do Nubank recebem por essa modalidade e já somam mais de 3,5 milhões de chaves PJ cadastradas.
Existem, ainda serviços para meios de pagamentos como o NuTap, uma maquininha 100% digital que opera dentro do aplicativo, o NuPay, que permite cobrar clientes Nubank e receber imediatamente pagamentos no crédito à vista ou em até 12x, e o link de pagamento, uma forma de efetivar cobranças no crédito e à vista por produtos e serviços direto no app do Nubank. "A maior parte das transações são gratuitas e o que tem custos nós trabalhamos com preços 20% a 30% abaixo do preço de mercado", diz a líder de operações do Nubank.
Lembrete de impostos e crédito para capital de giro
Outro benefício recentemente adicionado à conta é a funcionalidade Meus Impostos MEI, uma central para emissão e pagamento do imposto mensal (Guia DAS) que permite que o usuário cuide das obrigações fiscais de sua empresa em um único lugar. Além disso, conta com o Assistente de Pagamentos, solução que ajuda a gerenciar e lembrar da data de vencimento de boletos, transferências recorrentes e outras contas que devem ser pagas pelo empreendedor.
Agora, em fase de testes, a empresa passou a oferecer crédito para capital de giro, uma das dores que seus clientes tinham e que é preocupação comum entre os empreendedores brasileiros. Além disso, está em fase de 'roll out' o lançamento das caixinhas também para os clientes PJ.
A ferramenta visa ajudar o usuário guardar dinheiro, com diferentes possibilidades de rendimentos e com uma experiência customizada. Nas contas PF, os clientes têm duas possibilidades de investimentos com rendimento desde o primeiro dia da aplicação e em todos os dias úteis por meio das caixinhas: o RDB, com rendimento de 100% do CDI e possibilidade de liquidez imediata (Caixinha Reserva de Emergência) ou diária (demais Caixinhas), além do Nu Reserva Imediata, um fundo com estratégia focada em renda fixa com liquidez diária e potencial de superar o CDI ao longo do tempo.