Negócio bilionário: Loft compra CredPago para ampliar frente financeira
O unicórnio detém agora 100% da operação da fintech curitibana. Em troca, fundadores e acionistas receberam ações da Loft e dinheiro
Carolina Ingizza
Publicado em 2 de julho de 2021 às 08h00.
Última atualização em 2 de julho de 2021 às 11h50.
Três meses depois de ter concluído uma captação de US$ 525 milhões, o unicórnio brasileiro Loft , do setor imobiliário, anuncia a compra de 100% da operação da fintech curitibana CredPago , líder em operações de aluguel sem fiança no país.
A transação bilionária, que é encarada como uma combinação de negócios pelas partes envolvidas, foi feita mediante troca de ações e capital. Os fundadores da fintech e os demais acionistas, dentre eles o banco BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da EXAME), que detinha 49% da empresa, passam a ter participação minoritária na Loft e continuam no comando da fintech.
Fundada em 2016, CredPago substitui um entrave para muitos contratos de aluguel: encontrar um fiador. Com uma tecnologia que usa dados de cartões de crédito e avaliações de agências de classificação como Serasa, a fintech analisa o perfil de risco dos interessados em aluguel e, em segundos, informa sobre sua capacidade de pagamento. Além disso, a startup fornece outra informação valiosa para os corretores: qual o valor do imóvel que, de fato, o cliente consegue pagar.
Nos últimos três anos, a empresa cresceu dez vezes, somando mais de 16.000 imobiliárias clientes e 123.000 contratos. Com a aquisição pela Loft, a startup projeta seguir expandindo a operação. “Devemos fechar 2021 com mais de 200.000 contratos sob gestão”, afirma o fundador e presidente da empresa, Jardel Cardoso.
Para a Loft, trazer a fintech curitibana para o grupo é uma forma de ampliar sua vertical de produtos financeiros, que foi iniciada em janeiro do ano passado e hoje já originou R$ 2 bilhões por ano em crédito imobiliário . “A prateleira de produtos financeiros da proptech, que até aqui contava com financiamento imobiliário, agora também conta com soluções para aluguel sem fiador”, afirma Mate Pencz, fundador e presidente da Loft.
A capilaridade da fintech com imobiliárias de 25 estados do país também foi um atrativo para a Loft. “Compramos a CredPago para continuar investindo mais capital e tecnologia no que eles fazem bem, mas, ao longo do tempo, podemos usar essa rede de imobiliárias parceiras deles para distribuir outros produtos financeiros que a Loft oferece”, diz Kristian Huber, vice-presidente de negócios da Loft, ao EXAME IN.
Ter o BTG entre os sócios pode ajudar o unicórnio nesse projeto. A empresa fez um acordo com o banco de investimento para explorar a possibilidade de trazer novos produtos financeiros tanto para os clientes finais quanto para as imobiliárias e corretores. A ideia é ajudar os parceiros a ter mais liquidez nas operações. "Estamos animados em seguir como investidores, agora da companhia combinada, para estruturar juntos novos produtos", afirma Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.
Os produtos financeiros e as parcerias com corretores e imobiliárias são o caminho que a Loft encontrou para se diferenciar no mercado imobiliário online. Fundada em 2018 para comprar, reformar e vender imóveis, a empresa de tecnologia percebeu no começo do ano passado que teria que explorar outros modelos para continuar expandindo. Na época, a proptech tinha cerca de 300 imóveis na sua base e precisaria de muito capital para conseguir escalar a operação.
A saída encontrada pelos sócios foi transformar a plataforma de venda online da companhia em um marketplace para terceiros. Hoje a empresa tem mais de 20.000 imóveis de São Paulo e do Rio de Janeiro cadastrados em seu site e cerca de 30.000 corretores e imobiliárias parceiras. O desafio é que nesse mercado atuam outras empresas bastante capitalizadas, como o unicórnio QuintoAndar e a gigante OLX, dona do Grupo Zap.
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.
Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.