Economia

Patrocínio:

Design sem nome (1)

Inflação do aluguel sobe 2,94% em março e acumula alta de 31% em 12 meses

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve alta de 3,56%

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis (Germano Lüders/Exame)

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis (Germano Lüders/Exame)

R

Reuters

Publicado em 30 de março de 2021 às 08h37.

Última atualização em 8 de junho de 2021 às 11h09.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 2,94% em março, de 2,53% em fevereiro, com os preços das matérias-primas e dos combustíveis liderando o movimento, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Com isso o índice acumula em 12 meses alta de 31,10%. O resultado do mês ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de um avanço de 3,05%.

No mês de março, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve alta de 3,56%, depois de subir 3,28% no período anterior.

"No índice ao produtor, os aumentos recentes dos preços das matérias-primas continuam a influenciar a aceleração de bens intermediários (4,67% para 6,33%) e de bens finais (1,25% para 2,50%)", disse em nota André Braz, coordenador dos índices de preços.

Para o consumidor, houve maior pressão, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% sobre o índice geral, acelerou a alta a 0,98% em março, de 0,35% em fevereiro.

O grupo Transportes foi o principal responsável por essa leitura, uma vez que saltou 3,97% no mês, ante ganho de 1,45% em fevereiro. A gasolina foi um item de destaque, com alta de 11,33%.

Segundo André Braz, o aumento dos preços dos combustíveis colaborou para o avanço tanto da inflação ao produtor quanto ao consumidor.

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, passou a subir 2,00% no mês, contra alta de 1,07% em fevereiro.

"Na construção civil, os materiais para a construção seguem em aceleração impulsionados pela alta dos preços dos insumos básicos”, completou Braz.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisEXAME-no-InstagramIGP-MInflação

Mais de Economia

Frete marítimo continua em queda com incertezas no comércio global

China recompra terras para salvar mercado imobiliário estagnado

Preço do aluguel aumenta seis vezes mais do que a inflação em janeiro

Fazenda reduz projeção de PIB de 2025 para 2,3%; expectativa para inflação sobe, para 4,8%