Apresentado por EXAME MENTORIA PME

Empreendedores se reúnem com grandes CEOs em busca de inovação

À procura de novas ideias, empreendedores buscam o conhecimento de presidentes de grandes empresas no programa EXAME Mentoria PME, que acontece em abril
 (Alexandre Battibugli/Divulgação)
(Alexandre Battibugli/Divulgação)
A
Abril Branded Content

Publicado em 03/04/2017 às 12:03.

Última atualização em 04/04/2017 às 14:49.

Na América Latina, a inovação está sendo capitaneada por pequenas empresas. É o que mostra o ranking de empresas mais inovadoras do mundo da Fast Company, publicado no fim de 2016: a maioria dos negócios citados baseados na região é de pequeno ou médio porte.

Para aproveitar ao máximo o potencial de uma boa ideia, no entanto, é preciso ter um bom planejamento. No segundo semestre de 2016, o programa EXAME Mentoria PME reuniu empreendedores e presidentes de grandes empresas para discutirem formas de crescimento e os principais desafios e soluções para seus negócios. Cada uma das 21 empresas participantes teve a oportunidade de contar com um executivo renomado como mentor. O mentor atua como conselheiro de uma empresa participante ao longo de todo o curso. Ele estuda o negócio em profundidade e apresenta alternativas para ajudar a empresa a superar seus desafios.

A busca pela inovação constante foi a principal motivação da Soluti, empresa de certificação digital de Goiânia, ao longo do programa. “Nosso foco era levar novas ideias para o negócio. Tivemos contato com pessoas muito criativas e levamos o DNA de cada um dos mentores para casa”, afirma Michel Medeiros, presidente da Soluti. “Saímos gestores diferentes do que entramos.”

Junto com o sócio Vinícius Sousa, Medeiros se reuniu com dois mentores ao longo do programa: Rômulo Dias, ex-presidente da Cielo e diretor-executivo do Bradesco desde janeiro de 2017, e Nildemar Secches, conselheiro da Weg, Ultrapar e banco Itaú. “O perfil dos mentores era complementar ao nosso”, diz Medeiros. “Mostramos nosso modelo de negócios para que eles nos ajudassem a identificar se estávamos no caminho certo. Nossos mentores nos deram boas sugestões e já percebemos uma mudança dentro da empresa”, afirma.

Além dos encontros individuais com executivos, os empreendedores participaram de palestras e aulas com professores da Fundação Dom Cabral, parceira do programa e considerada a melhor escola de negócios da América Latina. “Tivemos acesso a líderes a que, normalmente, não teríamos”, aponta Medeiros, da Soluti, que já confirmou participação na segunda edição do programa. “Nosso plano é continuar no próximo ciclo do Mentoria PME e aprender mais.”

A segunda edição do programa começa no próximo dia 17 de abril. As inscrições para o preenchimento das últimas vagas ainda estão abertas. Conheça mais sobre o programa e veja como se inscrever no site.

Veja Também

Ajuda para sair da crise
Apresentado por EXAME Mentoria PME
Há 3 anos • 3 min de leitura

Ajuda para sair da crise

Indicadores de sucesso
Apresentado por EXAME Mentoria PME
Há 3 anos • 3 min de leitura

Indicadores de sucesso

Um caminho para voltar a crescer
Apresentado por EXAME Mentoria PME
Há 3 anos • 3 min de leitura

Um caminho para voltar a crescer

Experiência que faz a diferença
Apresentado por EXAME Mentoria PME
Há 3 anos • 3 min de leitura

Experiência que faz a diferença