(United Colors of Benneton/Reprodução)
Vanessa Barbosa
Publicado em 15 de agosto de 2018 às 10h10.
Última atualização em 15 de agosto de 2018 às 10h10.
Com um potfólio repleto de provocativos trabalhos consagrados feitos para a marca Benneton, o fotógrafo Oliviero Toscani empodera minorias e escancara há décadas as realidades de diversos grupos sociais.
Agora, em seu mais recente projeto, ele retrata a união das minorias como em um manifesto contra a violência, o terrorismo, os conflitos étnicos, as rivalidades religiosas, e, principalmente, o racismo. Veja abaixo como ficou o resultado final em um vídeo de dois minutos:
Em sua principal fotografia, os modelos de diversas etnias posam nus e abraçados, com o objetivo de passar a mensagem da urgência para um futuro sem desigualdades raciais.
Um manifesto da grife foi publicado junto das fotos. Nele, há mensagens de defesa acerca das diferentes belezas e suas riquezas. O texto termina de modo direto: “Contra as guerras civis, contra as máfias e as violências urbanas da identidade, contra os ferozes conflitos étnicos, contra as guerras de culpa e de religião, contra o terrorismo e contra todos os racismos ressurgentes, existe a alegre (con)fusão como valor, o cântico das criaturas que aproxima do céu e subjuga o mundo.”