Marketing

Rachel Maia e Vivi Duarte falam de diversidade no Clube CMO

Em encontro na Casa DUPAC, em São Paulo, consultoras explicam como as empresas podem ser mais inclusivas

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de maio de 2023 às 13h49.

Última atualização em 20 de outubro de 2023 às 14h06.

As empresas precisam ser cada vez mais inclusivas. Isso não se discute. Mas antes de cobrar uma postura mais diversa das companhias é preciso que cada um se reconheça como agente de mudanças e contribua para transformar o espaço de trabalho em um local de acolhimento.

Essa foi uma das falas do encontro do Clube CMO, uma parceria entre a Exame e a agência de marketing digital Zmes, que aconteceu ontem no espaço de eventos Casa DUPAC, em São Paulo. As consultoras Viviane Duarte e Rachel Maia participaram de um debate mediado pela jornalista Marina Filippe sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

Para além da responsabilidade social das empresas, a diversidade é também uma oportunidade. “Marcas com propósito ganham mais dinheiro”, afirmou Vivi. “Não estamos romantizando a inclusão. Trazer pessoas diversas significa trazer novas ideias e ampliar os mercados.”

Rachel enfatizou a importância do letramento, de todas as pessoas, independentemente de gênero, cor ou orientação sexual, terem a disposição de entender as necessidades do outro. “Pessoas que não são pretas podem e devem ser aliadas na inclusão”, disse.

Christiane Cruz Citrângulo (Head of Marketing & Loyalty - GPA) e Christianne Rego (CMO América do Sul na General Motors) (Clube CMO/Reprodução)

Marcela Rezende, VP of Marketing no MadeiraMadeira (Clube CMO/Reprodução)

Marcia Denes (diretora de pessoas na Zmes), Filipe Ferminiano (diretor de growth na zmes), Henrique Makauskas (diretor de tecnologia na zmes) e Davi Cortez (diretor de consultoria da Zmes) (Clube CMO/Reprodução)

Marcia Denes (diretora de pessoas na Zmes) e Fernanda Belfort (Head Soluçōes de Marketing na Salesforce) (Clube CMO/Reprodução)

Adrian Ferguson, Co-founder e CRO da HYPR (Clube CMO/Reprodução)

Beatriz Gerlack, Paulo Manzzano (Brand Director Marketing / Product / PR da Jaguar Land Rover), Leonardo Queiroz (VP Growth / Marketing / Sales na Cogna Educação) (Clube CMO/Reprodução)

Andréa Nunes (da Stellantis South America), Rachel Maia e Frederico Battaglia (CMO Latam da Stellantis) (Clube CMO/Reprodução)

Gabriel Porto, CMO na Sem Parar (Clube CMO/Reprodução)

Ivan Padilha, Vivi Duarte (CEO do Plano Feminino), Marina Fellipe e Rodrigo Caetano (Clube CMO/Reprodução)

Beatriz Gerlack do Bridge+55, Ana Laura Sivieri da Braskem e Renata Gomide do Boticário (Clube CMO/Reprodução)

Quem são as consultoras que participaram do debate

Vivi Duarte é CEO da Plano Feminino, a primeira consultoria para empresas e marcas com foco em gênero, raça e diversidade do Brasil, e presidente do Instituto Plano de Menina, um projeto social que capacita meninas por meio de workshops e as conecta a vagas de emprego em grandes empresas do país.

Rachel Maia é fundadora da RM Consulting para Diversidade, Equidade e Inclusão. Já foi executiva de empresas como Pandora e Lacosta. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Vale, da CVC e do Pacto Global da ONU.

Marina Filippe é repórter de ESG na Exame e mestre em Ciência da Comunicação pela USP.

Jantares de relacionamento e encontros de learning

O Clube CMO é destinado a líderes de marketing das organizações, entre CMOs, vice-presidentes e diretores. O intuito do clube é possibilitar troca de conhecimento, resolução de problemas e discussões produtivas sobre o mercado publicitário.

Os associados participam de jantares de relacionamento e encontros de learning com especialistas nos temas abordados (https://exame.com/marketing/camila-coutinho-fala-sobre-mercado-de-influenciadores-em-jantar-do-clube-cmo/) . Os membros têm participação ativa no conteúdo da EXAME, por meio de podcast, matérias de cobertura dos eventos e coluna do Clube CMO. O Clube CMO tem patrocínio da HYPR, NEOOH e Salesforce, e conta com apoio a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

Confira aqui quem participou do encontro de ontem.

Quer fazer parte do Clube? Acesse este formulário. https://lps.exame.com/cmo-202208

Acompanhe tudo sobre:ExecutivosClube CMO

Mais de Marketing

Dia dos Namorados: Reserva lança campanha com versão de música de Rita Lee em Libras

Tecnologias do futuro: como conectá-las à realidade?

De R$ 250 a R$ 6.400, show de Andrea Bocelli movimenta experiências no Allianz Parque

Popeyes vai dar frango frito de graça para pessoas com menos de 1,55m

Mais na Exame