Marketing

''Não dá para fazer marketing bem-feito de costas para o cliente'', diz João Branco

Ex-CMO do McDonald's destaca a importância de estratégias centradas nos consumidores durante Imersão Marketing ao Máximo, em São Paulo

João Branco: "Quando você percebe que faz algo pelo seu cliente que melhora a vida dele, vende muito mais" (Faculdade Exame)

João Branco: "Quando você percebe que faz algo pelo seu cliente que melhora a vida dele, vende muito mais" (Faculdade Exame)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 25 de outubro de 2023 às 11h40.

Última atualização em 25 de outubro de 2023 às 12h18.

As constantes transformações no ambiente de negócios e nos hábitos e preferências dos consumidores têm exigido cada vez mais das empresas, independentemente do tamanho ou setor, estratégias centradas no cliente. É o que defende João Branco, executivo de marketing e ex-CMO do McDonald's.

“O maior desafio para quem trabalha com marketing hoje é aprender ou se atualizar sobre tudo o que está acontecendo no mercado e na vida dos clientes na mesma velocidade das mudanças”, diz o especialista, que comanda a Imersão Marketing ao Máximo, juntamente com a Faculdade EXAME.

Pesquisa desenvolvida pela RD Station, com o apoio da Totvs e Tallos, indica que mais de 70% das companhias brasileiras não bateram suas metas no ano passado, uma piora significativa de 11 pontos percentuais em relação a 2021.

De acordo com Branco, que foi o líder do time que levou o McDonald’s a virar Méqui e a bater todos os recordes, uma estratégia eficiente de marketing passa pela compreensão de quatro pilares fundamentais: Para quem você vende; O que você vende?; Como você vende?; e Por que você vende?. “Todos, no entanto, exigem profundo conhecimento do cliente. Não dá para fazer marketing bem-feito de costas para ele”, alerta o especialista.

Ainda na visão do executivo, a tecnologia e as redes sociais têm acelerado as mudanças. “Antes da pandemia, 50 minutos de espera no delivery era legal. Hoje, se passa de 15 minutos já ficamos ansiosos. Os negócios precisam acompanhar e quem dirá o caminho primeiro é o profissional de marketing.”

Com mais de 20 anos de experiência na área e passagem por empresas como Novartis, Procter & Gamble e Ferrero, Branco destaca que muitas companhias falham ao tentar priorizar somente tendências e lucros, em vez de focar exatamente no que as pessoas precisam.

"Em tese, o marketing sempre disse que o cliente vem em primeiro lugar. Só que pouca gente faz. O marketing digital piorou isso, com a possibilidade de compra de atenção. Mas vem aí uma nova geração de consumidores, que é mais exigente", salienta. "A informação mais valiosa que uma empresa pode ter não é um código, produção ou fábrica, é o que o cliente quer e como satisfazê-lo mais do que o concorrente.”

Vender mais, melhor e com propósito

A quarta edição da Imersão Marketing ao Máximo foi realizada nos últimos dias 21 e 22 de outubro, na WMcCann, na capital paulista. O evento contou com a mentoria de José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO, Rony Meisler, fundador da Reserva, Daniel Wakwaser, CMO da Ambev e Fernando Miranda, CMO da EXAME, o que permitiu aprendizados diversos, na visão de Marcelo Tobias Carvalho, sócio do Quintal do Espeto, que participou da edição.

"Gostei muito da fala do Rony sobre a importância de valorizar a equipe interna. Isso faz com que o colaborador se comprometa cada vez mais com a empresa. Não adianta fazer esforço para trazer novos clientes se estes não forem bem atendidos. Essa será a minha prioridade", afirma Carvalho.

Além da possibilidade de networking, os profissionais presentes — entre empresários, C-levels e empreendedores de áreas diversas — participaram de sessões exclusivas com João Branco, para identificar gargalos, oportunidades e tratar de estratégias de marketing específicas de cada negócio, para vender mais, melhor e com propósito.

4ª Edição da Imersão Marketing ao Máximo (Faculdade Exame)

"Essa conexão com pessoas de diferentes de segmentos é um ponto muito válido, além da acessibilidade do João Branco", diz Priscila Sampaio, CMO da Perdomo Doces, que planeja expandir a empresa, com sede em Goiânia, para São Paulo no ano que vem. "A experiência permite o intercâmbio de informações de maneira prática, profunda e executável, para levarmos para dentro da nossa empresa."

Davi Percinoto, diretor de marketing da Pillowmed Colchões, tem visão semelhante. "Me chamou a atenção a fala do João Branco sobre um marketing diferente, que se identifica com o público. Muitas empresas ainda seguem um padrão ultrapassado e, às vezes, têm dificuldade para vender", diz ele. "No final, é tudo um jogo sobre pessoas, por isso a importância de se trabalhar com propósito."

A próxima edição do Imersão Marketing ao Máximo será realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2024. A pré-reserva pode ser feita aqui.

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingFaculdade EXAMEClube CMO

Mais de Marketing

Burger King aposta em linha premium e 'agradece' Procon em nova campanha

Clube CMO promove workshop de assinatura com Montblanc

Valor das 100 marcas mais valiosas do mundo sobe 20% em 2024, atingindo US$ 8,3 trilhões

Site de acompanhantes expande patrocínios e marca presença em jogos da Seleção Brasileira

Mais na Exame