Líderes Extraordinários
Apresentado por YPO

Líderes Extraordinários: YPO reúne time do núcleo de finanças e negócios

Episódio do Ypocast traz Pier Mattei, da Monte Bravo Investimentos; José Mario Marim, da Blue Empreendimentos, e Felipe Mendes, da GFK Management Consulting

B3: Investidores de 19 a 24 anos respondem por 18% do total da renda variável; 10 anos antes, percentual sequer era contabilizado (Foto: Germano Lüders/Exame) (Germano Lüders/Exame)

B3: Investidores de 19 a 24 anos respondem por 18% do total da renda variável; 10 anos antes, percentual sequer era contabilizado (Foto: Germano Lüders/Exame) (Germano Lüders/Exame)

Duani Reis
Duani Reis

Colunista

Publicado em 15 de maio de 2023 às 19h36.

Última atualização em 20 de junho de 2023 às 23h30.

O portal Líderes Extraordinários é uma iniciativa do YPO Brasil em parceria com a EXAME para criação de conteúdo qualificado sobre finanças, governança, liderança, carreira e negócios.

O núcleo de finanças, investimentos e negócios conta com escritores que também são executivos do mercado financeiro e empresas de capital intensivo.

Neste episódio do Ypocast conhecemos um pouco mais sobre Pier Mattei, cofundador e CEO da Monte Bravo Investimentos; bem como José Mario Marim fundador e CEO da Blue Empreendimentos, empresa do mercado de construção civil com foco em imóveis populares; e Felipe Mendes, general manager Latin America da GFK Management Consulting, empresa alemã especializada em pesquisa e monitoramento de mercado presente em 65 países.

Onde aprender finanças de graça?

Nos últimos anos, tem crescido o interesse das pessoas em aprender mais sobre finanças. A B3, bolsa de valores brasileira, registrou em 2022 um recorde do número de CPFs distintos de investidores Pessoa Física em renda fixa e variável, com 17,2 milhões de contas. Com uma quantidade crescente de novos investidores, a B3 possui uma plataforma de ensino gratuita para apoiar os investidores na jornada de aprendizado além de uma cartilha para o investidor.

Outro aspecto relevante na perspectiva de finanças são os comportamentos de consumo. O mundo tem passado por transformações em seu perfil de consumo, impulsionadas por diversos fatores, incluindo mudanças na economia mundial, a recente pandemia global e a ascensão da chamada "longevity economy".

Esses elementos têm desempenhado um papel significativo na redefinição das preferências e comportamentos dos consumidores, especialmente das novas gerações.

Os millennials e a geração Z, cresceram em uma era de rápida evolução tecnológica, acesso fácil à informação e maior consciência ambiental e social. Eles valorizam experiências, conveniência, sustentabilidade e autenticidade.

Como resultado, empresas de diversos setores precisaram se adaptar para atender às expectativas desses consumidores exigentes, adotando práticas mais sustentáveis, promovendo a transparência e oferecendo produtos e serviços personalizados.

O importante é trazer um ângulo novo a um conhecimento as pessoas já possuem” Comenta Felipe Mendes, um dos participantes do podcast, resumindo que, para falar de finanças, é importante ser abrangente para desenvolver senso crítico e despertar olhar para o que acontece a nossa volta.

O núcleo de finanças conta ainda com outros escritores: César Collier, Managing Partner and Head of Latin America da Siguler Guff & Company e membro do Conselho da ABVCAP. Otacílio Soares Filho, Presidente do Conselho Consultivo da Startus Capital Investimentos,

Assista, a seguir, o episódio completo no Ypocast.

Acompanhe tudo sobre:Líderes Extraordináriosbranded-content

Mais de Líderes Extraordinários

Ciência e espiritualidade secular: união revolucionária na luta contra as mudanças climáticas

Todos pelo Rio Grande do Sul

Diversão sem álcool: mocktails ganham espaço e desafiam a indústria de bebidas

Como a oratória pode valorizar e mudar o rumo de uma carreira?

Mais na Exame