EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
A moeda chinesa yuan teve nesta segunda-feira (27/11) uma valorização recorde em relação ao dólar. É também a primeira vez que a moeda se aproxima do nível de paridade do dólar de Hong Kong, que flutua em uma banda entre 7,75 e 7,85 dólares de Hong Kong, para cada dólar americano.
Da sexta-feira até o fechamento do mercado chinês de segunda-feira, o dólar passou de 7,8525 yuan para 7,8410 yuan, menor valor desde quando o yuan deixou de ser atrelado ao dólar, em julho de 2005. Desde então, a moeda americana se desvalorizou 5,25% em relação à chinesa.
A valorização do yuan teve influência também da desvalorização global do dólar. Declarações do dirigente do banco central chinês, Wu Xiaoling, sobre a intenção do governo de continuar a acumular reservas de dólares também ajudaram na apreciação da moeda.
Segundo o americano The Wall Street Journal, a valorização ainda é muito lenta para ter impacto no crescimento do comércio chinês. Críticos dizem que o governo interfere na economia para manter o yuan artificialmente desvalorizado, tornando as exportações chinesas menos caras do que deveriam ser.