Exame Logo

Vítimas de acidentes de trânsito têm direito a indenização de até R$ 13.500

Direito é garantido pelo DPVAT, seguro obrigatório pago juntamente com o IPVA

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 11h00.

Os contribuintes que forem vítimas de acidente de trânsito e, em função disto, se tornarem inválidos, sofrerem a perda de um

parente do qual são herdeiros ou tiverem que arcar com despesas médicas, poderão solicitar indenização pelos danos suportados. O direito é garantido pelo DPVAT, seguro obrigatório pago pelos proprietários de veículos juntamente com a primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Veja também

A indenização poderá ser requerida independentemente de culpa no acidente. "Tanto a vítima quanto seus beneficiários, em caso de sinistro, poderão acionar a companhia seguradora para receber a indenização, conforme previsão expressa do art. 7º da Lei nº. 6.194/74, observadas as alterações da Lei nº. 11.482/2007", explica a advogada Alessandra Araujo, do escritório Machado Advogados e Consultores Associados.

De acordo com a advogada, a indenização é de responsabilidade de um consórcio constituído por todas as sociedades seguradoras que participam do Convênio DPVAT, que reúne a quase totalidade das empresas do segmento. O contribuinte poderá escolher qualquer uma das seguradoras participantes para solicitar a indenização.

O valor a receber irá variar de acordo com o dano sofrido, sendo de 13.500 reais em caso de morte ou invalidez permanente e de até 2.700 em casos de despesas médicas comprovadas.

Como solicitar

Após o acidente, a própria vítima ou seus beneficiários devem dirigir-se a qualquer uma das seguradoras conveniadas, munidos de documentos pessoais, boletim de ocorrência policial e exames médicos. Caso o pagamento da indenização seja negado, Alessandra orienta os contribuintes a procurar um advogado para requerer judicialmente o direito à indenização.

Clique aqui e veja a rede de seguradoras para solicitação do benefício.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame