Tenho 25 anos. Onde devo investir para a aposentadoria?
Especialista aponta qual é a melhor aplicação financeira para objetivos de longo prazo
Da Redação
Publicado em 25 de junho de 2015 às 16h16.
Dúvida do internauta: Tenho 25 anos e quero começar a poupar mil reais por mês para aaposentadoria . Qual a melhor opção: um plano de previdência privada sem taxa de carregamento e com taxa de administração de 0,03% ao mês ou comprar títulos públicos pelo Tesouro Direto ?
Resposta de Fernando Meibak*
Recomendo investimentos em fundos de previdência que tenham uma taxa de administração inferior a 1% ao ano. Se a aplicação financeira cobrar uma taxa maior, é melhor você investir no Tesouro Direto.
Recomendo a compra do Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, título que rende a inflação calculada pelo índice mais juros. Como você é muito jovem, invista em títulos de longo prazo, com vencimento em 2024, 2035 e 2050. Ao longo do tempo, você terá um portfólio diversificado.
Se você precisar vender os títulos a qualquer momento, o risco de ter prejuízo é baixo, pois as taxas de juros estão elevadas e deverão ser menores no futuro. Ou seja, será possível revender o título por um preço atrativo.
Monte essa carteira e faça você mesmo a sua previdência!
* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.
Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.
O problema é que nesta fase da vida nem sempre se tem a experiência e o conhecimento necessários para a magnitude de tais escolhas. E, em alguns casos, os resultados podem ser desastrosos.
A pedido de EXAME.com, quatro professores especialistas em finanças pessoais selecionaram alguns livros que podem trazer lições preciosas aos jovens . Confira:
Entender bem este conceito é requisito para dominar o funcionamento do mercado financeiro. “Um investimento é analisado por seu retorno e risco. O retorno é fácil de ser mensurado, o risco é mais complexo”, diz o especialista.
Desafio aos Deuses: A Fascinante História do Risco
Peter Bernstein
Editora Campus
A Cabeça do Investidor
Vera Rita de Mello Ferreira
Editora Évora
A partir da própria história, o autor mostra quais os fatores que comandam as nossas decisões financeiras. “Muitas vezes, você está só se submetendo aos modelos da tribo que faz parte”, diz Silvio Paixão, professor da Fipecafi.
Pai rico Pai pobre
Robert Kiyosaki
Editora Campus
O pulo do gato da obra é mostrar como a vida a dois impacta este cenário. “Uma coisa é a estratégia como solteiro e outra, como casal”, afirma Marcelo Correa, coordenador do curso de Administração da Anhembi Morumbi.
“Ele contextualiza situações e permite que as pessoas façam uma autoanálise”, diz Paixão.
Casais inteligentes enriquecem juntos
Gustavo Cerbassi
Editora Gente
Seu futuro financeiro
Louis Frankenberg
Editora Campus
Os segredos da mente milionária
T. Harv Eker
Editora Sextante
Alexandre Póvoas
Editora Saraiva