Telemar registra lucro 25% menor no trimestre
Cai o rendimento com telefonia fixa, enquanto outros serviços - como banda larga e telefonia celular - tiveram bom desempenho no período
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
A diminuição das ligações locais e daquelas feitas de um telefone fixo para um aparelho móvel prejudicaram a performance da Telemar no primeiro trimestre. A holding fechou o período com lucro líquido de 144 milhões de reais - valor 25% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Houve uma ligeira redução do número de linhas fixas em serviço. A planta em serviço da Telemar caiu 5,4% em relação ao mesmo período de 2005, fechando o trimestre 14,3 milhões de linhas ativas. A receita bruta com telefonia fixa foi de 5,1 bilhões de reais, praticamente o mesmo patamar do ano anterior.
Já os serviços de banda larga estão entre os itens que mais cresceram no período. O número de clientes Velox subiu 62,5%, com 896 000 pontos de conexão. Somando-se alguns pontos com conexão ADSL, a penetração de banda larga entre os clientes da Telemar chega a 6,1%.
O balanço financeiro do grupo também aponta bom desempenho da Oi, de telefonia celular. A empresa fechou o trimestre com 11,2 milhões de clientes - crescimento de 54,7% sobre a base registrada no início de 2005. Com isso, a Oi atinge um market-share de 27,2% nas regiões onde atua. Entre os clientes, 81% têm estão em planos pré-pagos.
Há cerca de uma semana o conselho da holding Telemar propôs uma nova reestruturação societária, dessa vez envolvendo a pulverização total do capital da empresa no mercado, por meio de uma oferta secundária de ações. A proposta será avaliada pelos acionistas, em assembléia.