Minhas Finanças

Setor de saúde pode trazer ganhos de mais de 50% ao investidor, diz Santander

Relatório indica a Dasa como empresa mais promissora no 2º trimestre de 2008, mas cita a Medial e a Amil como as melhores no longo prazo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As empresas do segmento de saúde podem fazer muito bem para a carteira de quem aplica na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), com ganhos que chegam a superar os 50% até o fim de 2008. Para saber em qual das companhias apostar, porém, o investidor deve definir com clareza o prazo em que espera obter retorno.

Essas conclusões podem ser observadas a partir de um estudo elaborado por analistas do banco Santander e divulgado nesta segunda-feira (02/06). Depois de dois dias de visitas às companhias e reuniões com representantes das empresas, os economistas classificaram as perspectivas do setor como "resilientes (com fácil poder de recuperação), mesmo num cenário de taxas de juros mais elevadas" e afirmaram estar otimistas com as possibilidades de ganhos.

Exemplo de boa oportunidade, segundo o relatório, são os papéis ordinários (ON, com direito a voto) da empresa paulista de diagnósticos Dasa (DASA3). Diante da previsão de uma forte expansão da receita e da margem de lucro, na comparação com o ano anterior, os papéis da companhia tendem a ser os de crescimento mais acelerado nos ganhos por ação, neste 2º trimestre de 2008, entre todas as nove empresas do setor listadas na Bovespa.

Segundo um dos executivos ouvidos pelos analistas, o executivo-chefe do Hospital Albert Einstein, Henrique Neves, o segmento de diagnósticos mostra-se bastante promissor por estar relacionado à tendência crescente de valorização da medicina preventiva.

Num prazo mais longo, porém, o relatório do Santander aponta as empresas de planos de saúde Medial e Amil como as melhores opções para o investidor, entre as quatro que o banco cobre (as outras duas são a OdontoPrev e a Dasa). Os autores do estudo ainda classificam a Amil como uma empresa "mais focada em medicina preventiva do que as concorrentes".

A OdontoPrev é outra companhia que se mostra atraente no longo prazo, mas os economistas ressaltam que os resultados do 2º trimestre de 2008 não devem ser suficientes para puxar os ganhos no curto prazo.

Veja na tabela abaixo o preço-alvo e a previsão de retorno, até o fim de 2008, para as quatro ações do setor cobertas pelo Santander.

Empresa AçãoPreço-alvo (fim de 2008) Previsão retorno
AmilAMIL319 reais33,8%
DasaDASA358,90 reais19,5%
MedialMEDI331,30 reais54,1%
OdontoPrevODPV366,70 reais39,5%
Outras empresas do setor: Cremer (CREM3), Drogasil (DROG3), Profarma (PRFM3), Sul America (SULA3), Tempo (TEMP3)
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

CPF na nota? Nota Fiscal Paulista abre consulta para sorteio de R$ 1 milhão em agosto

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Mais na Exame