Exame Logo

Santander vai incorporar ABN Amro Real por meio de troca de ações

Medida pode ser mais um passo para extinguir a marca Real no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Santander anunciou, nesta segunda-feira (01/09), que vai promover uma troca de ações com os detentores de papéis do ABN Amro Real, com o objetivo de transformar o banco em sua subsidiária integral. Os investidores que discordarem dos termos de troca terão 30 dias, entre 2 de setembro e 10 de outubro, para se manifestarem.

O Santander vai trocar os papéis do ABN Amro Real na seguinte proporção: para cada 1 mil ações ordinárias do Banco Real, os investidores receberão 30.660,029 ações ordinárias e 26.644,580 ações preferenciais do banco espanhol. A troca de ações também envolver os investidores do ABN Amro Brasil Dois Participações. Nesse caso, para cada 1 mil ações ordinárias dessa instituição, os interessados receberão 5.202,961 ordinárias e 4.521,546 preferenciais do Santander.

Veja também

Os termos da troca foram estabelecidos pela consultoria KPMG. Os dissidentes poderão optar por duas formas de reembolso: 3.279,86 reais para cada lote de mil ações (pelo valor contábil dos papéis), ou 4.396,54 reais por lote (com base no valor de mercado).

No ano passado, o Santander participou do consórcio liderado pelo banco escocês RBS que arrematou o holandês ABN Amro por 71,1 bilhões de euros (à época, cerca de 100 bilhões de dólares). Na partilha dos ativos, o banco espanhol ficou com as operações brasileiras, representadas pelo ABN Amro Real. A operação foi aprovada pelo Banco Central do Brasil no final de julho do ano passado. Três meses depois, um comunicado do Santander aos seus acionistas na Espanha informou que a operação brasileira será unificada. Com isso, a marca ABN Amro Real será extinta. O prazo de integração previsto é de três anos, tempo no qual a marca Real ainda deve ser utilizada pelos espanhóis.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame