Exame Logo

Santander será o 10º maior banco do mundo com compra do Abbey

A proposta feita pelo banco espanhol para comprar o inglês Abbey National foi aceita. O negócio precisa de aprovação dos acionistas, e o Citigroup ainda pode tentar roubar a noiva, diz The Wall Street Journal

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O banco espanhol Santander está prestes a se tornar o 10º maior banco do mundo. A direção do banco inglês Abbey National aprovou a proposta de aquisição feita pelos espanhóis, de 13,47 bilhões de euros. Se confirmado pelos acionistas, será o maior negócio do setor bancário entre países europeus, segundo o The Wall Street Journal desta segunda-feira (26/7).

O Abbey National possui 16 milhões de clientes no Reino Unido, é o sexto maior banco britânico, detém a segunda maior carteira hipotecária e fechou 2003 com prejuízo superior a 1 bilhão de euros. A primeira metade deste ano, o Abbey conseguiu fechar no azul, com lucro depois de impostos de cerca de 320 milhões de euros.

Veja também

Essa não foi a primeira vez que o banco recebeu propostas. O Banco Nacional da Austrália, o Banco da Irlanda e o Lloyds TSB já haviam manifestado interesse em comprá-lo. De acordo com o jornal americano, o negócio ainda pode ser desfeito se outros interessados, como o Citigroup, resolverem se manifestar antes de sua formalização.

A instituição financeira resultante da aquisição terá 76% de seu capital nas mãos de atuais acionistas do Santander, que calcula com a aquisição reforçar sua receita antes de impostos em 560 milhões de euros daqui a três anos, de acordo com executivos do Abbey.

As ações do banco inglês, depois de subir 18% na sexta-feira, caíam 5,7% na manhã desta segunda-feira (26/7). O The Wall Street Journal ouviu analistas que creditam o ceticismo do mercado a uma ausência de óbvios ganhos em corte de custos e à avaliação que o mercado britânico de hipotecas está saturado.

A presença do Santander, o maior banco da Espanha, na Europa, vinha se limitando ao crédito para consumo na Alemanha, Polônia e Noruega. A instituição reportou lucro líquido no primeiro semestre de 1,91 bilhão de euros, 48% mais do que mesmo período de 2003 e acima da projeção do mercado, de 1,48 bilhão. Só na Europa, os lucros foram de 1,06 bilhão.

No Brasil

O Santander chegou ao país em 1982. Adquiriu em 2000 o Meridional e o banco de investimentos Bozano, Simonsen. Mas seu lance mais ousado foi a aquisição do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) por cerca de 5,2 bilhões de dólares, no mesmo ano. O negócio foi a forma de os espanhóis se estabelecerem rapidamente no principal estado brasileiro.

O lucro do Santander no Brasil em 2003 foi de 1,706 bilhão de reais. O banco possui 59 bilhões de reais em ativos totais, 41 bilhões em recursos de terceiros administrados e 18 bilhões em depósitos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame