Exame Logo

Santander lança novo pagamento online com reconhecimento facial

Chamada Identity Check Mobile, já usada em 14 países, deve ser disponibilizada no país no primeiro trimestre de 2018

Santander Brasil tem investido 2 bilhões de reais por ano em tecnologia (Gustavo Kahil/Site Exame)
R

Reuters

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 08h06.

Última atualização em 11 de dezembro de 2017 às 09h35.

São Paulo - O Santander Brasil está lançando no mercado, junto com a Mastercard e a varejista online Dafiti as tecnologias de biometria digital e de reconhecimento facial para autenticação de pagamentos online.

A chamada Identity Check Mobile, já usada em 14 países, deve ser disponibilizada no país no primeiro trimestre de 2018. Após teste com funcionários iniciado em agosto, o banco expandiu o piloto para 120 mil clientes.

Veja também

"Escolhemos clientes Santander que já tinham feito alguma compra com a Dafiti", disse à Reuters o superintendente-executivo de Cartões do Santander Brasil, Rodrigo Cury, para quem a solução deve incrementar a segurança das operações.

Em 2017 até novembro, as transações online com cartões do Santander Brasil cresceram 40 por cento na comparação anual. Simultaneamente, o Santander Brasil tem investido 2 bilhões de reais por ano em tecnologia.

Além do Brasil, a Mastercard também desenvolve um projeto piloto da Identity Check Mobile no México, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, Paulo Frossard, sem detalhar o custo de implementação da tecnologia.Conforme Prossard, o cadastro da biometria será feito diretamente pelo aplicativo, compatível com os sistemas Android e iOS, e exigirá autorização do banco. "Além da autenticação biométrica e facial, (a tecnologia) também valida o smartphone que o consumidor está utilizando", disse.

Prossard diz que a solução pode elevar o total de transações com cartão de débito, além de reduzir o risco de fraudes.

Acompanhe tudo sobre:Bancosmeios-de-pagamentoSantander

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame