Outros bancos ingleses podem ser comprados por estrangeiros
Aquisição do Abbey National pelo espanhol Santander pode ser o início de uma onda de aquisições no setor financeiro britânico
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O interesse do Santander pelo Abbey National pode ser o início de uma fase de aquisições de bancos ingleses por instituições de outros países. A suspeita, segundo The Wall Street Journal, surge de uma situação aparentemente contraditória: com exceção do americano Citigroup, nenhum outro banco se dispôs a disputar, com os espanhóis, a compra do controle do Abbey. Na opinião dos analistas, isto pode significar que outros grupos estrangeiros estão guardando forças para investir em bancos ingleses maiores.
O Abbey National é o sexto maior banco do Reino Unido, com 16 milhões de clientes, e detém a segunda maior carteira hipotecária do país. Apesar do porte, registrou um prejuízo superior a 1 bilhão de euros no ano passado. No final de julho, o banco inglês confirmou que aceitou a proposta do Santander de aquisição, no valor de 13,7 bilhões de euros.
Segundo os analistas, a compra do Abbey por um banco estrangeiro abrirá um precedente, e as autoridades britânicas terão dificuldades em impedir que outras instituições recebam ofertas semelhantes. Além disso, a aquisição de um banco britânico por um estrangeiro não irá contrariar as leis de concorrência do país.
A possibilidade levou alguns executivos do setor financeiro inglês a avaliações sombrias. Para o presidente do Llyods TSB Group, Maarten van den Bergh, todo o sistema bancário inglês pode parar nas mãos de instituições estrangeiras. Parte da preocupação do executivo é creditada, pelos analistas, ao fato de que o banco que dirige ser um dos mais cobiçados por pesos-pesados do mundo financeiro, como o Citigroup e o Bank of America.