Minhas Finanças

Mulheres usam mais cartão de crédito, diz Credicard

Entre 2002 e 2004, base de cartões com o público feminino cresceu 31%, e os gastos das consumidoras avançaram 51%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Os gastos das brasileiras com cartão de crédito aumentaram 51,2% entre 2002 e 2004, passando de 29,5 bilhões de reais para 44,6 bilhões. Segundo levantamento da Credicard divulgado nesta segunda-feira (28/2), o dado adquire maior relevância quando é comparado ao avanço do número de cartões nas mãos de mulheres. O crescimento foi de 31% no mesmo período, para 25,4 milhões de unidades. Ou seja, as consumidoras ampliaram os pagamentos com cartão de crédito em um ritmo mais intenso do que o crescimento no número de emissão dos plásticos -- como o mercado se refere aos cartões. O valor médio de compras das mulheres subiu de 69 reais em 2002 para 76 reais no ano passado.

Em termos percentuais da população economicamente ativa (PEA), as mulheres mostram mais familiaridade ao dinheiro de plástico do que os homens. Cerca de 41% das 31 milhões de trabalhadoras pagam suas compras com cartão no Brasil. Quando se observa a PEA masculina, o percentual é mais baixo: 31%. "Fizemos esse estudo para acertar melhor nossa abordagem", diz Roberto Lima, presidente da Credicard.

Já o perfil de utilização dos cartões de mulheres e homens é muito similar. A Credicard verificou que os ramos em que se emprega mais esse instrumento de pagamento são vestuário (79% entre as mulheres e 73% entre os homens) e supermercados (55% e 54%).

Saída

Sobre a divisão da base de cartões da Credicard entre os sócios Itaú e Citibank e sua iminente saída do comando da empresa (leia reportagem de EXAME ), Lima afirmou que a separação de ativos é um "processo inovador" para o qual está inteiramente dedicado. "O Brasil marcou gol contra a Argentina aos 48 minutos do segundo tempo [na final da Copa América, em julho do ano passado]. Vou jogar até os 48 minutos do segundo tempo, e depois eu penso no que vou fazer."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Endividamento das famílias brasileiras cai para 78,5% em julho

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Veja quem deve pagar o licenciamento obrigatório no mês de agosto em SP

Mais na Exame