Minhas Finanças

Mineradoras puxam ganhos das bolsas europeias

Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam em leve alta, impulsionados pelo avanço dos papéis de empresas do segmento de mineração, mas pressionados por dados mais fracos do que o previsto sobre as vendas no varejo dos EUA. Segundo dados do Departamento do Comércio norte-americano, as vendas no varejo do país caíram 0,3% […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam em leve alta, impulsionados pelo avanço dos papéis de empresas do segmento de mineração, mas pressionados por dados mais fracos do que o previsto sobre as vendas no varejo dos EUA. Segundo dados do Departamento do Comércio norte-americano, as vendas no varejo do país caíram 0,3% em dezembro, contrariando as expectativas de economistas consultados pela Dow Jones, de aumento de 0,5%. "Isso serviu para lembrar os investidores de que a recuperação neste ano não ocorrerá sem obstáculos", disse David Jones, estrategista do IG Index.

Os ganhos do mercado, segundo o estrategista do Fortis Bank, Philippe Gijsels, estão sendo inspirados por expectativas de que as empresas apresentarão resultados acima do esperado durante a temporada de balanços do quarto trimestre - que já começou nos EUA e deve ganhar força na Europa nos próximos dias.

Pela manhã, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter a taxa básica de juro em 1,0%. A decisão já era esperada por economistas.

O índice pan-europeu Dow Jones Stoxx 600 fechou em alta de 0,73%, a 258,84 pontos. Em Londres, o índice FT-100 subiu 24,72 pontos (0,45%), para 5.498,20 pontos; em Paris, o índice CAC-40 avançou 14,91 pontos (0,37%) e fechou em 4.015,77 pontos; em Frankfurt, o índice Dax-30 ganhou 25,74 pontos (0,43%), para 5.988,88 pontos.

Entre as empresas ligadas ao segmento de metais e mineração, as ações da ArcelorMittal, que tiveram sua recomendação de investimento elevada por analistas do Exane BNP Paribas, subiram 2,46%. As da Rio Tinto, que anunciou um aumento de 49% na produção de minério de ferro do quarto trimestre na comparação com igual período de 2008, avançaram 2,2%.

No setor de tecnologia, a SAP subiu 1,9% depois de divulgar que as margens e a receita obtida com softwares encolheram mas superaram as expectativas.

Os papéis da Suedzucker, do setor açucareiro, ganharam 7,1%. A companhia anunciou que o lucro do terceiro trimestre mais do que dobrou e disse ter registrado um aumento em seu lucro operacional. A receita, no entanto, caiu 4%.

As ações do banco espanhol Banesto, controlado pelo Santander, subiram 2,1% após a instituição anunciar que seu lucro líquido no quarto trimestre caiu mais de 95% na comparação com igual trimestre de 2008, para 6,2 milhões de euros. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Eztec pede para antecipar bônus de subscrição na Adolpho Lindenberg e deixa porta aberta para fusão

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2.782: prêmio é de R$R$ 44,3 milhões

Valores esquecidos: saiba como resgatar créditos do INSS, Nota Fiscal Paulista e prêmios de loteria

Dinheiro esquecido nos bancos deve ser sacado até o dia 16; saiba como