São Paulo - Entre os poupadores brasileiros, a maioria (52%) guarda até 10% do orçamento mensal. Esta é a conclusão de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), que reúne 75 seguradoras e entidades de previdência privada no país.
Apenas 26% conseguem reservar entre 10% e 20% do orçamento do mês, e 2% conseguem poupar 40% ou mais do que ganha mensalmente.
A média de recursos poupados pelos brasileiros é de R$ 626,15 ao mês. Do total de quem guarda parte do orçamento mensal, 12% não sabem dizer qual valor.
O estudo, realizado pelo instituto Ipsos, entrevistou 1,5 mil brasileiros com idade entre 20 e mais de 60 anos, pertencentes a todas as classes sociais. A pesquisa foi realizada em domicílios localizados nas cinco regiões do país.
No levantamento, apenas 30% disseram poupar parte da renda mensal, enquanto 78% dos entrevistados declararam não ter uma reserva financeira.
Previdência privada
Entre os entrevistados, 21% declararam ter interesse em adquirir um plano de previdência privada em algum momento da vida. Outros 16% pensam em iniciar o investimento nos próximos cinco anos e 5% nos próximos 12 meses.
No levantamento, 78% disseram não conhecer o investimento, e 22% afirmaram saber algo sobre a previdência privada ( faça o teste ).
A região Sul é a que registra maior familiaridade com o investimento (29%). No Centro-Oeste, os que têm alguma informação sobre a previdência privada somam 25% e, no Sudeste, 24%. No Nordeste, o índice de conhecimento é de 14%.
As classes A e B são as mais bem informadas sobre a aplicação financeira (37%), seguidas pela classe C (17%) e as classes D e E (7%).
O público que tem mais conhecimento sobre a previdência privada está concentrado na faixa dos 30 aos 44 anos (27%). Na faixa dos 45 aos 49 anos, este índice cai para 24. Dos 50 aos 59, 19% conhecem os planos de previdência privada e, acima dos 60 anos, 18%.
Entre os jovens de 23 a 29 anos, 19% dizem ter informações sobre a previdência complementar aberta.
- 1. Orçamento pessoal
1 /11(MorgueFile)
São Paulo – Como já dizia o famoso físico irlandês William Thomson Kelvin: “Aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”. Pois se você está pensando em organizar suas finanças em 2014, seja para se livrar de
dívidas , ou para
acumular um milhão de reais em dez anos, fazer um controle das despesas e receitas é a melhor forma de começar seu projeto. Nesta galeria você encontra 10 planilhas,
sites e
apps de controle financeiro que agradam dos mais generalistas aos mais minuciosos. São sugestões para quem ainda gosta da boa e velha planilha de Excel ou para quem prefere fazer tudo pelo
smartphone . Navegue e veja qual sugestão se encaixa melhor ao seu modo de gerenciar suas finanças pessoais.
- 2. Para quem nunca fez um orçamento antes
2 /11(Reprodução)
A planilha do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pode ser indicada para quem nunca fez um orçamento pessoal antes. Ela traz instruções de uso e definições de termos como receita líquida, despesas fixas e variáveis. Também inclui a aba “previsões”, que pemite observar se você não está gastando mais do que previu.
Download - 3. Para os sucintos
3 /11(Reprodução)
A planilha da BM&FBovespa reúne em uma única aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano. Além das despesas e receitas, o documento possui um quadro de anotações para investimentos, que se divide entre: Ações, Tesouro Direto, Renda fixa, Previdência privada e Outros.
Download - 4. Para quem quer detalhar bem as despesas
4 /11(Reprodução)
Sem rodeios, a planilha do consultor financeiro Beto Veiga vai direto ao ponto e é bastante intuitiva. Ela traz abas diferentes para cada mês e se destaca pelo nível de detalhamento das despesas, que são divididas em diversos grupos, que incluem até gastos com pet shop, tarifas bancárias e presentes.
Download - 5. Para quem precisa de um empurrãozinho
5 /11(Reprodução)
A ferramenta online GuiaBolso faz um diagnóstico sobre a situação financeira do usuário. Ao informar suas receitas e despesas, ela mostra qual é o seu perfil (em apuros, no limite, poupador e investidor) e oferece dicas de como reduzir gastos ou como pagar uma dívida. Além disso, o GuiaBolso conta com a consultoria de profissionais da área financeira. E o melhor: tudo de graça.
- 6. Para quem se esquece de anotar os gastos
6 /11(Reprodução)
A
ferramenta online Dinheirama é ideal para os esquecidos e para quem quer praticidade. Ela permite que você faça o upload dos seus extratos bancários e importa automaticamente todas as informações neles contidas, criando relatórios e gráficos sem que você precise se preocupar em qual lugar lançar cada transação. Disponível para
Android e
iOS.
- 7. Para registrar os gastos em tempo real
7 /11(Reprodução)
O app Finance é indicado para quem não desgruda do smartphone e gosta de anotar cada gasto, tão logo eles acontecem. Ele registra contas automaticamente, por meio da leitura do código de barras; possui um sistema de notificações para contas a pagar; e permite tirar fotos de recibos e notas fiscais e associá-las às transações. Gratuito e disponível para
iOS e
Android.
- 8. Para alcançar objetivos financeiros
8 /11(Reprodução)
Além das funções básicas para registro de gastos, o site Minhas Economias possui um “Gerenciador de sonhos”: o usuário diz quanto custa e quando deseja realizar seus sonhos (como a compra de uma casa) e o sistema calcula quanto ele vai precisar juntar por mês, apresentando uma lista de tarefas e dicas para tornar o objetivo mais tangível. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo
site ou pelos apps para
Android e
iOS.
- 9. Para quem quer registrar apenas o básico
9 /11(Reprodução)
Com estrutura simples, o
Organizze é idal para quem quer anotar apenas o básico. Na versão gratuita, permite registrar receitas e despesas, oferece um resumo do orçamento e a visualização de um gráfico de entradas e saídas. A versão paga custa 7,90 reais por mês no pacote anual e oferece relatórios e seções dedicadas a metas, lançamentos futuros e contas e cartões. App disponível apenas para
iOS.
- 10. Para quem quer personalizar os registros
10 /11(Reprodução)
O app MoneyWise permite ao usuário editar as informações, podendo, por exemplo, escolher entre visualizar o orçamento semanalmente, mensalmente ou anualmente e nomear as categorias de gasto. Ele também possibilita a realização de backup para cartão de memória ou para o Dropbox, além de exportar os dados nos formatos HTML ou CSV. Gratuito e disponível apenas para
Android.
- 11. Para quem faz o orçamento em família
11 /11(Reprodução)
Com um visual que lembra o bloco de notas dos aparelhos da Apple, o app Orçamento Inteligente se destaca por oferecer a possibilidade de sincronização dos dados em diferentes aparelhos, permitindo que o orçamento seja compartilhado com toda a família. A versão gratuita é limitada a 30 transações. Disponível apenas para
iOS.