Exame Logo

JBS Friboi vai negociar ADRs nos Estados Unidos

Empresa espera instituir o programa de colocação dos papéis até outubro

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A JBS Friboi iniciou os preparativos para lançar ADRs (American Depositary Receipts) nos Estados Unidos. As ADRs são um recurso pelo qual empresas estrangeiras podem negociar suas ações no mercado de capitais americano. Em comunicado desta segunda-feira (8/9), a Friboi afirma que a iniciativa é uma "oportunidade para aumentar a liquidez, a visibilidade e o valor das ações". O programa de distribuição não vai representar aumento de capital ou emissão de novas ações, segundo a empresa.

Outra justificativa é o porte das operações da Friboi. Após uma série de aquisições no ano passado - como a da americana Swift Company -, a empresa tornou-se o maior frigorífico do mundo, com plantas no Brasil, Argentina, Austrália e Estados Unidos. "A JBS acredita que o programa fortalecerá ainda mais o nome da empresa junto ao investidor no Brasil".

Veja também

Listada no Novo Mercado da Bovespa desde março do ano passado, o IPO da Friboi captou 1,617 bilhão de reais, entre as ofertas primária e secundária. Os estrangeiros responderam por 73% dos recursos captados.

A Friboi contratou o Bank of New York Mellon como depositário das ADRs e espera instituir o programa até outubro. Segundo a empresa, será um programa de Nível 1 de ADRs. Este nível é considerado pelos especialistas como o primeiro passo das empresas para entrar no mercado acionário dos Estados Unidos. É o nível com menor grau de exigências regulatórias e de transparência corporativa, e não requer o lançamento de novas ações. No nível 1, os papéis são negociados no balcão (contratos acertados diretamente entre as partes) e não em bolsas de valores. Há ainda outros dois níveis de programas de ADRs, com exigências crescentes de normatização e transparência.

Por volta das 13h50, as ações ordinárias da Friboi ( JBSS3 , com direito a voto) operavam com forte queda de 6,36% na Bovespa. Eram cotadas a 5 reais e alvo de 2.445 negócios. No mesmo instante, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, recuava 0,83%, a 51.508 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame