Exame Logo

JBS-Friboi prevê quase dobrar participação de mercado no Brasil

Dificuldades no mercado de carne bovina enfraquecem concorrentes e abrem espaço para aquisições, diz empresa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Com as dificuldades enfrentadas pelo mercado brasileiro de carne bovina, a JBS-Friboi acredita que foi aberto o espaço para um processo de consolidação no setor por meio de aquisições a preços atrativos. A informação foi divulgada em relatório pela corretora Brascan após reunião com a diretoria da empresa.

Ainda que a empresa não fale em aquisições no curto prazo, a Brascan prevê que a JBS, "sendo a maior empresa do setor no Brasil, deverá participar ativamente deste processo, realizando alguma aquisição no país nos próximos dois anos".

Veja também

A companhia explicou que o cenário adverso para o setor no Brasil se deve à falta de animais para abate, à retração do volume vendido, à queda do preço dos produtos exportados e à alta alavancagem financeira de algumas empresas. A crise reduziu a liquidez internacional e agravou esses problemas.

A Brascan destacou que a visão da companhia sobre a crise é positiva pois representaria a oportunidade de ganhos de participação de mercado. Com a saída dos competidores, a JBS vê espaço para aumentar sua participação no abate total de bovinos de 17% para 30%. Além disso, a menor demanda de animais fez o preço do boi cair, beneficiando as margens dos frigoríficos.

"Acreditamos que o cenário atual de dificuldade enfrentado pelo setor de carne bovina abre grande oportunidade de crescimento para a JBS devido à sua posição de liderança mundial e ao seu baixo nível de endividamento", disse a corretora.

A empresa afirmou aos analistas que acredita, inclusive, que em 2011 as margens do setor brasileiro retornem a níveis de dois dígitos. Por outro lado, as projeções apontam para uma queda de cerca de 10% do volume exportado de carne bovina brasileira e das vendas do mercado interno em 2009.

A retração do volume vendido, porém, não vem em função da crise, mas devido à escassez de animais, segundo a companhia.

Nos Estados Unidos, a JBS estima sinergias de 30 milhões de dólares entre as operações da Smithfield e da Swift, duas grandes empresas do setor compradas nos últimos anos.

A Brascan lembra que a empresa tem um "histórico de sucesso" na integração das empresas adquiridas recentemente

Às 16h41, as ações ordinárias da companhia ( JBSS3 ) operavam em alta de 1,10%, negociadas a 4,59 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame