Exame Logo

Itaú rebaixa recomendação para ações da Eletropaulo

Após forte alta acumulada no ano, corretora do Itaú vê pouca margem para mais valorização dos papéis da companhia

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A Itaú Corretora rebaixou a recomendação para as ações da Eletropaulo de “sector perform” (desempenho em linha com o setor) para “underperform” (abaixo da média setorial). Segundo a corretora, que trabalha de modo independente do banco, resta pouco potencial de alta para as ações preferenciais da companhia (ELPL6, sem direito a voto) neste ano. Isto porque esses papéis acumulam uma valorização de 27% neste ano, contra 22% do Ibovespa e 16% do índice setorial de energia da bolsa (IEEX).

Como o preço-alvo para a Eletropaulo, em 2009, é de 34 reais por ação, a corretora vê um potencial de alta de mais 5% para a empresa, comparando com a expectativa de 40% para o setor. “Para investidores que procuram baixo risco e bons dividendos, nós recomendamos trocar a Eletropaulo pela Transmissão Paulista”, afirma o Itaú.

Veja também

Segundo o relatório da corretora, assinado pelos analistas Sergio Tamashiro, Eduardo Cancian e Mariana Coelho, há outros dois motivos para a revisão das estimativas. Recentemente a Aneel divulgou um relatório sobre as tarifas da companhia. A maior mudança é a de um fator embutido no reajuste de 2007: o montante de despesas de PMSO (Pessoal, Material e Serviços), que sofreu uma redução de 12%.

Para determinar o reajuste tarifário em julho do ano retrasado, a agência estimou um PMSO provisório de 833 milhões de reais. A cifra agora foi revisada para 750 milhões. A Eletropaulo terá de repassar a diferença ao consumidor. O Itaú estima a correção em 247 milhões de reais, o que pode implicar em uma redução de 3,2% na próxima revisão de preços, programada para julho.

O outro motivo para a redução das projeções do Itaú é o índice de perdas comerciais – aquela energia que a companhia deixa de faturar por fraudes, erros de leitura, etc. Para o período de 2007- 2011, a Eletropaulo calculou uma taxa de perdas de homogênea de 12,77%. Após uma revisão, a taxa média do período caiu para 12,37%. Entre 2007 e 2008, o índice foi estimado em 12,51%. Em 2009, pode recuar para 12,32% e, em 2010, para 12,13%. O Itaú calcula essa queda de 0,4 ponto percentual no índice acarretará uma diminuição de 15 milhões de reais por ano no ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Apesar das perspectivas negativas a curto prazo, a Eletropaulo pode anunciar dividendos favoráveis, referentes ao primeiro semestre deste ano. Para a corretora, eles podem atingir a marca de 430 milhões de reais e um rendimento 7,9% maior. O anúncio sobre os dividendos deve acontecer em agosto.

O Itaú acredita que a Eletropaulo pode perder a disputa legal de 1 bilhão de reais para a Eletrobras no segundo trimestre do ano. Porém, o banco afirma que a questão deve demorar mais tempo para ser resolvida. Às 14h12, os papéis da Eletropaulo (ELPL6) registravam queda de 3,97%, negociados a 31,22 reais. No mesmo instante, o Ibovespa atingia os 44.420 pontos, em queda de 2,97%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame