Exame Logo

GP compra empresa de energia por US$ 1 bilhão

Instituição vê grande potencial no setor de gás e petróleo e pretende ampliar sua participação por meio de novas aquisições nos próximos meses

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O GP Investmentos, maior fundo de "private equity" do Brasil, anunciou hoje que vai pagar 1 bilhão de dólares pela aquisição de 100% das operações de gás e petróleo na América Latina da americana Pride International Inc. Em comunicado ao mercado, o GP afirma que, assim como já fez com mais de 30 empresas, seu objetivo é "investir nesse negócio, ampliando suas operações de forma orgânica e por meio de aquisições".

O fundo informou já ter levantado os recursos necessários para a aquisição - algo importante em um momento de dificuldades para obtenção de crédito no mercado. Do valor total da operação, 600 milhões de dólares serão financiados por meio de dívida, 150 milhões de dólares serão pagos pelo novo fundo lançado pela empresa (o GP Capital Partners IV), 100 milhões de dólares sairão da própria companhia e os 150 milhões restantes serão bancados por co-investidores que já formalizaram sua participação na operação.

Veja também

O acordo, entretanto, foge um pouco das características do GP, que normalmente compra o controle de empresas menores, com faturamento de cerca de 100 milhões de dólares, para depois fazê-las crescer. Foi assim que a empresa conseguiu modernizar e ampliar as operações de empresas como ALL, Submarino, Gafisa e Energias do Brasil, entre outras.

Para o GP, a grande demanda por energia na América Latina e o crescimento da atividade de exploração e produção tornam o setor muito atrativo, uma vez que é esperada uma forte expansão nos serviços de gás e petróleo nos próximos anos. Os negócios adquiridos pelo GP se estendem por oito países da região e incluem 73 poços de petróleo e gás, 135 equipamentos de perfuração e extração e duas barcas de perfuração.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame