Minhas Finanças

Fundos e poupança são investimentos prediletos do brasileiro

Estoque das aplicações em fundos cresceu 26,5% entre dezembro de 2009 e junho de 2011; na poupança aumento foi de 21,45%

Fundos de investimento e caderneta de poupança são as aplicações favoritas dos brasileiros (Arquivo/Você SA/EXAME.com)

Fundos de investimento e caderneta de poupança são as aplicações favoritas dos brasileiros (Arquivo/Você SA/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2011 às 17h56.

São Paulo - Fundos de investimento e a tradicional caderneta de poupança são as aplicações financeiras preferidas dos investidores brasileiros. Levantamento do Instituto Assaf mostra que o estoque das aplicações em fundos aumentou 26,5% entre dezembro de 2009 e junho deste ano. Na poupança, o crescimento foi de 21,45%.

O estudo agregou os fundos multimercados, cambiais, de curto prazo, renda fixa e DI na mesma categoria. A aplicação em depósitos a prazo aumentou 18,4% no mesmo período. Fundos de ações foram considerados à parte e apresentaram o menor incremento - 7,7%.

Quando o assunto é rentabilidade, os fundos de renda fixa saíram na frente, com retorno médio de 15,7%. Depósitos a prazo entregaram 14,1%, ao passo que a poupança rendeu 11,37%. Fornecidos pelo Banco Central, os dados também colocam os fundos de ações mais uma vez na lanterna: com rentabilidade de 7,94% entre dezembro de 2009 e junho de 2011, eles foram os que menos remuneraram os investidores.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasFundos de investimentoFundos DIfundos-de-acoesfundos-de-renda-fixafundos-multimercadosPoupançarenda-variavel

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 15 milhões neste sábado; veja como apostar

Casal que ganhou R$ 324 milhões em loteria americana perde fortuna com investimentos mal-sucedidos

INSS volta a exigir perícia médica para prorrogar 'auxílio-doença'; entenda

Conheça as vantagens do Cartão BTG Black e saiba como pedir o seu

Mais na Exame