Exame Logo

Fim de parceria entre BB e sul-africanos mostra avanço na compra do Votorantim, diz Fator

BV Financeira, do Votorantim, substituiria sul-africano FirstRand Bank na estratégia do BB de avançar no crédito automotivo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A desistência do Banco do Brasil em estabelecer uma parceria com o sul-africano FirstRand Bank pode indicar que as conversas para a compra do Banco Votorantim estão em um estágio avançado, de acordo com a corretora Fator. Com o FirstRand, o BB pretendia criar um banco de financiamento de veículos no Brasil. O projeto se beneficiaria da grande rede de agências do BB e da experiência dos sul-africanos de operar no setor, já que, em seu país-natal, o FirstRand detém 40% do mercado de crédito automotivo. O fim da parceria foi anunciado nesta terça-feira (2/12).

Segundo o Fator, a desistência pode ser um sinal de que o BB está mais próximo de um acordo com a família Ermírio de Moraes. Entre os ativos do Votorantim, está a BV Financeira, que detém uma forte posição no mercado de financiamento de automóveis e crédito pessoal. No final de junho, sua carteira totalizava 17,9 bilhões de reais. "Isso é altamente complementar às operações do BB", afirma relatório da corretora.

Veja também

Assim, a BV Financeira substituiria o FirstRand na estratégia do BB de avançar no mercado de crédito automotivo. Em setembro, a carteira de financiamento de automóveis do BB totalizava 5,6 bilhões de reais no BB. Para se ter uma idéia, o Itaú contava com 39,4 bilhões de reais nessa rubrica, e o Bradesco, com 31,3 bilhões, na mesma comparação.

No início de novembro, EXAME antecipou o interesse do Banco do Brasil em comprar uma fatia do Votorantim. As conversas avançaram até meados de novembro, mas desaceleraram quando as partes esbarraram em questões sobre o preço e o poder que o BB deteria na sociedade. O banco federal estaria disposto a aportar 7 bilhões de reais na instituição, em troca de uma gestão compartilhada - algo com que os Ermírio de Moraes não concordariam.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame