Exame Logo

EUA vão perder US$ 3,6 trilhões com crise do crédito, diz Roubini

Para o professor, Obama terá de ajudar bancos com mais US$ 1 trilhão

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Nouriel Roubini, o professor da Universidade de Nova York que anteviu com maior previsão a atual crise econômica, voltou a fazer previsões apocalípticas nesta terça-feira. Em um conferência em Dubai, Roubini afirmou que as perdas dos Estados Unidos com a crise do crédito podem alcançar nada menos do que 3,6 trilhões de dólares. Se o professor estiver correto, o sistema financeiro americano pode ser considerado incapaz de arcar com suas obrigações financeiras.

"Acredito que os prejuízos co crédito podem subir para um patamar de 3,6 trilhões de dólares para as instituições americanas, sendo metade desse valor equivalente às perdas de bancos e corretoras", afirmou. "Se isso acontecer, o sistema bancário americano será efetivamente insolvente porque todo o capital das instituições é de 1,4 trilhão de dólares. Essa é uma crise bancária sistêmica", disse.

Veja também

Até o momento as perdas dos bancos já superaram 1 trilhão de dólares, segundo levantamento da agência de notícias Bloomberg. O governo Bush já liberou 350 bilhões de dólares em socorro aos bancos. Para Roubini, o presidente americano Barack Obama, empossado nesta terça-feira, terá que direcionar mais 1 trilhão de dólares em dinheiro público para resgatar o setor financeiro. Desse total, mais 350 bilhões de dólares já foram aprovados pelo Congresso, mas ainda não foram distribuídos às instituições.

Os bancos americanos têm apresentado resultados preocupantes nos últimos dias. O prejuízo do Citigroup no quarto trimestre alcançou 8,29 bilhões de dólares. Já o Bank of America perdeu 1,79 bilhão de dólares, seu primeiro prejuízo desde 1991. O banco recebeu 20 bilhões de dólares em injeção de capital do governo e obteve mais uma garantia estatal para empréstimos de 118 bilhões de dólares. As ações dos dois bancos recuaram quase 50% neste ano e estão entre as piores das bolsas americanas.

"Os problemas com o Citi, o Bank of America e outros sugerem que o sistema faliu", afirmou Roubini. "Na Europa, é a mesma coisa." Nesta segunda-feira o Royal Bank of Scotland anunciou que seu prejuízo pode ter alcançado 41 bilhões de dólares em 2008, o pior resultado já apresentado por uma empresa britânica na história.

Para Roubini, sem uma recuperação do setor bancário também não haverá uma retomada firme da economia global. Por isso, o petróleo deve ser negociado por entre 30 e 40 dólares durante todos este ano. O barril é negociado por cerca de 38 dólares nesta terça-feira. "Vejo as commodities caindo mais 15% a 20%", disse Roubini, para quem isso será bastante benéfico para os países importadores de petróleo, mas também muito negativo aos exportadores.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame