Empresa britânica finaliza compra da Serasa
Negócio pode custar um bilhão de dólares ao grupo Experian
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O grupo britânico Experian está finalizando a compra do controle da brasileira Serasa, líder nacional do mercado de informações de crédito. O negócio está sendo concluído nesta segunda-feira e pode ser anunciado nos próximos dias. Segundo EXAME apurou, a aquisição deve custar aos europeus aproximadamente um bilhão de dólares.
A Experian, que faturou mais de 3 bilhões de dólares no ano passado, vence assim uma disputa com a americana Equifax, que há meses também negociava com os controladores da Serasa - os bancos Bradesco, Itaú e Unibanco.
Os sócios da Serasa chegaram a cogitar a abertura de capital da empresa, com o início da negociação de suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). No início deste ano, entretanto, a empresa informou que suspenderia a oferta de ações, uma das mais esperadas pelo mercado, porque estava negociando a venda da empresa para um grupo não-revelado.
A Serasa tem mais de 50 sócios. Entre eles, estão os maiores bancos brasileiros. A empresa, especializada em cadastros de maus pagadores e outros produtos financeiros, teve um faturamento de R$ 565 milhões em 2005, quando foi divulgado seu último balanço anual. O lucro líquido ajustado do período foi de R$ 84,5 milhões, um crescimento de 43% em relação a 2004. Segundo ranking EXAME das Melhores e Maiores, a empresa é a 515ª maior do país.
O cadastro da empresa é consultado principalmente por empresas de varejo, que pesquisam o histórico de consumidores antes de aprovar uma compra parcelada, por exemplo.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Experian não quis comentar a informação. A Serasa afirmou não ter informações sobre o assunto.