Exame Logo

Demanda por crédito do BNDES cresce 150% até agosto

Cartas-consulta;somam R$ 55,3 bilhões;em oito meses;e assinalam a maior disposição das empresas em investir

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O relatório mensal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), divulgado hoje (9/9), mostrou uma alta importante na busca por financiamento. Entre janeiro e agosto, o banco recebeu um total de solicitações 150% maior em relação ao mesmo período de 2003. No total, os empreendedores pediram 55,3 bilhões de reais nos oito primeiros meses do ano. Entre janeiro e agosto do ano passado, os pedidos ficaram em 22,1 bilhões. Segundo a comunicado à imprensa do BNDES, o avanço reflete "a disposição do empresariado em fazer investimentos produtivos, funcionando como um indicador do nível de confiança no futuro econômico do país".

Na mesma comparação, o banco teve um desembolso 44,5% superior, injetando em projetos mais de 22,4 bilhões de reais através de empréstimos e financiamentos.

Veja também

O esforço do BNDES em acelerar a análise e a liberação dos financiamentos é a justificativa do banco para o aumento dos desembolsos nos oito primeiros meses do ano. Somente no mês de agosto, o valor liberado somou 3,3 bilhões de reais, 106% maior que o do mesmo mês do ano passado. Em número de operações, os desembolsos cresceram 48% no acumulado até agosto, totalizando 98 448, contra os 66 519 de igual período de 2003. A expectativa da instituição é que o ritmo de liberações acelere até dezembro (leia ainda reportagem de EXAME sobre o estilo de gestão que Carlos Lessa adotou ao assumir a presidência do BNDES).

Outro item que atesta a maior disposição das empresas em investir na produção é a alta de 106% dos enquadramentos (pedidos com documentação em ordem, mas que ainda aguardam a aprovação do banco). No acumulado até agosto, o total de enquadramentos chegou a 37,3 bilhões de reais. Já o volume de solicitações aprovadas subiu 34%, para 20,5 bilhões.

Categorias

Os desembolsos para projetos de infra-estrutura foram os que mais cresceram no período (82%), alcançando 7,5 bilhões de reais. O setor industrial, porém, foi o que recebeu o maior volume de recursos, 9,1 bilhões, montante 32% maior que o acumulado até agosto de 2003. Já as liberações para a agropecuária avançaram 68%, para 4,3 bilhões.

O BNDES também ampliou a parcela de recursos destinada às micro, pequenas e médias empresas. Em conjunto, esses empreendimentos receberam 7,7 bilhões em oito meses, 32% mais que no período comparado. Já os desembolsos para linhas de exportação somaram 2,1 bilhões de dólares, 57% superiores ao acumulado de 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame