Crise nos EUA faz HSBC fechar unidade
Instituição teve de reservar US$ 1,7 bilhão para perdas com empréstimos
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O HSBC, maior banco da Europa, informou nesta quarta-feira (22/8) que vai fechar sua unidade de hipotecas no estado de Indiana, nos Estados Unidos, até o final do segundo trimestre de 2008. Segundo o porta-voz da instituição, Michael Trevino, a forte crise no setor de crédito hipotecário, que há semanas atinge os Estados Unidos, obrigou o banco a reestruturar suas operações com hipotecas e a reservar 1,7 bilhão de dólares para perdas com empréstimos.
O encerramento das atividades em Indiana afetará 600 funcionários, que poderão tentar uma recolocação em outras unidades do próprio HSBC. Além do banco britânico, a instituição americana Accredited Home Lenders Holding anunciou hoje o corte de cerca de metade de sua força de trabalho em função da crise de crédito no setor imobiliário. Serão eliminados 1600 empregos, que devem engordar ainda mais as estatísticas da consultoria Challenger, Gray & Christmas, que apontam cerca de 88.000 demissões desde o início da crise.
A companhia vai suspender todas as suas operações de varejo e fechar 10 unidades de financiamento no atacado a partir do dia 5 de setembro. De acordo com um comunicado da empresa, todos os atuais compromissos serão honrados e novos financiamentos serão concedidos quando as condições do mercado permitirem.
Com informações das agências internacionais.